Depois da curiosidade gerada por Willy’s Wonderland (2021), estrelado por Nicolas Cage e visto por muitos como uma versão não oficial de Five Nights at Freddy’s, a Blumhouse, em parceria com a Universal, finalmente lançou uma adaptação oficial do game de terror que virou fenômeno.

Com direção de Emma Tammi, o filme é estrelado por Josh Hutcherson, ao lado de Piper Rubio, Elizabeth Lail e Matthew Lillard, e tenta adaptar a atmosfera opressora e misteriosa dos jogos. 

A trama acompanha Mike, um jovem que aceita um emprego como vigia noturno em uma pizzaria abandonada para sustentar a irmã mais nova. No entanto, não demora até que ele perceba que os bonecos animatrônicos do local escondem algo muito sinistro.

 

Leia também:
+ A Hora do Mal: Um filme de terror instigante, com uma narrativa fora do comum
+ Piores Filmes de 2025: Uma análise do primeiro semestre
+ Eu Sei o Que Vocês Fizeram no Verão Passado: Filme prova que nostalgia não vence o desgaste criativo


Fãs vão reconhecer muito do jogo aqui

Visualmente, o longa é fiel. A adaptação dos animatrônicos é impecável, feita de forma prática, o que contribui bastante para a ambientação. O uso das câmeras de segurança e alguns elementos da mitologia do jogo também marcam presença, com referências que os fãs vão pescar com facilidade.

A história, no entanto, não é uma transcrição direta da narrativa dos games: ela faz ajustes e caminhos próprios, o que é compreensível para uma versão cinematográfica. O problema é que o filme parece dividido entre agradar quem conhece o jogo e funcionar como filme de terror para um público mais amplo. E é aí que mora a dificuldade.

O terror que não assusta

Apesar de ser vendido como um filme de terror, Five Nights at Freddy’s não consegue gerar medo de verdade. A classificação indicativa de 14 anos limita bastante o potencial das cenas, deixando de lado sustos mais pesados e momentos mais violentos.

Além disso, o roteiro não encontra um tom coeso. Os personagens parecem pertencer a filmes completamente diferentes: enquanto uns estão em um suspense sobrenatural, outros atuam como se estivessem em um drama familiar, e você não se conecta com ninguém.

A falta de equilíbrio emocional prejudica a imersão, e o excesso de conveniências de roteiro (decisões ilógicas, falta de comunicação entre os personagens e explicações que vem do nada) só reforçam o problema, repetindo erros clássicos do gênero.

Vale a pena?

Se você é fã da franquia e quer ver os animatrônicos em tela grande, há diversão no fanservice visual. Mas se a ideia é encontrar um terror instigante, envolvente ou assustador, Five Nights at Freddy’s acaba sendo um festival de expectativas frustradas.

Onde assistir Five Nights at Freddy’s?

Se mesmo assim você quiser conferir, o filme recentemente entrou no catálogo da Netflix. 

Quando lança Five Nights at Freddy’s 2 ?

Mesmo com uma recepção ruim da crítica, o público comprou a ideia. O filme arrecadou quase 300 milhões de dólares de bilheteria, só tendo custado 20 milhões. Com um plano de trilogia em mente, o estúdio viu isso como um sinal verde para que a sequência fosse desenvolvida.

Five Nights at Freddy's 2 chega no dia 4 de dezembro de 2025. Uma continuação direta dos eventos do primeiro filme, contando com o retorno do elenco, e ainda a adição de nomes como Mckenna Grace, Teo Briones, Wayne Knight, Freddy Carter e Skeet Ulrich.


Conteúdo relacionado:
+ Um Filme Minecraft: Uma aventura sem roteiro que acerta no nonsense
+ Until Dawn: Filme transforma terror interativo do PlayStation em loop temporal sangrento
+ Dos videogames para o cinema: Sony anuncia filmes derivados de jogos do PlayStation
+ Estes são os 7 melhores filmes de terror da HBO Max
+ Os 8 melhores filmes de terror do Prime Video
+ Este é considerado um dos melhores filmes de terror de todos os tempos
+ Noite gelada? Veja 5 filmes de terror na Netflix que combinam com o frio

 

Confira também a análise em vídeo: