Reeleita vereadora em Uberlândia, no Triângulo, Liza Prado (Cidadania) foi beneficiada com uma aposentadoria complementar do Instituto de Previdência do Legislativo do Estado de Minas Gerais (Iplemg). A concessão do benefício foi publicada na edição do Diário Oficial do Legislativo da última quarta-feira (9 de outubro).
Irmã do deputado federal Weliton Prado (Solidariedade) e do deputado estadual Elismar Prado (PSD), Liza exerceu um mandato como deputada estadual, entre 2011 e 2015. Para ter direito ao benefício, um ex-parlamentar deve estar aposentado pelo Regime de Previdência do Servidor Público ou pelo INSS e, ainda, ter, no mínimo, 60 meses de contribuição.
Liza, que tem 61 anos, explicou que contribuiu para o Iplemg durante os quatro anos como deputada estadual e, depois, como vereadora, cargo ao qual retornou em 2020. “Após reassumir o mandato de vereadora, continuei pagando como deputada. Mas a aposentadoria não é a mesma de um deputado. É um valor proporcional ao tempo que contribuí”, pontuou a vereadora.
De acordo com Liza, a opção foi feita em razão do plano de saúde do Iplemg. “A vantagem é que me dá a oportunidade de ter um plano de saúde. Como é coletivo, é mais vantajoso pagar pelo Iplemg do que pagar um particular”, acrescentou a ex-deputada estadual, que afirmou que seguirá contribuindo para o Iplemg mesmo aposentada.
O valor da aposentadoria seria próximo ao teto pago pelo INSS, que é de R$ 7.786,02. O Aparte questionou à ALMG por quanto tempo Liza contribuiu para o Iplemg e qual será o valor do provento da ex-deputada estadual. Entretanto, a Casa não respondeu. O espaço segue aberto. Tão logo se manifeste, o posicionamento será acrescentado.