Espaços de discussões e formação de laços, as redes sociais também têm exercido papel fundamental na conexão entre figuras políticas e eleitores. Em plataformas como o Instagram, por exemplo, políticos mineiros contam com milhões de seguidores e possuem atuação significativa nestes espaços. Especialista ouvido por O TEMPO aponta que, no campo político, plataformas são usadas para fidelização de eleitores por meio de compartilhamento de visões de mundo semelhantes e apelo emocional.
De acordo com Robson Sávio Reis Souza, doutor em Ciências Sociais e coordenador do Núcleo de Estudos Sociopolíticos da PUC Minas, há um fenômeno contemporâneo em que as redes sociais possuem uma grande capacidade de mobilização e fidelização das pessoas. Isso ocorre, em especial, no nível da subjetividade, ou seja, envolvendo questões como religião, ideologia e visões de mundo, que acabam sendo importantes para a formação de grupos nessas plataformas.
Como lembrado pelo especialista, há uma série de pesquisas que mostram como as redes digitais acabam refletindo, inclusive, no campo da política, voltadas, justamente, para a fidelização eleitoral.
“Fundamentalmente, as pessoas gostam de ouvir e de terem reforçadas as suas ideias e visões de mundo. Em uma sociedade como a nossa, que é marcada por autoritarismo, questões raciais, violência, disputa entre as pessoas, imensa desigualdade social, ideias de meritocracia ou do campo religioso, as redes digitais acabam sendo uma espécie de tábua de salvação para as pessoas. E, justamente, muitos políticos sabem utilizar desses afetos, medos, emoções e desejos para fidelizar os seus eleitores.”
Conforme Robson Sávio, essas ferramentas são usadas, em especial, por políticos de extrema-direita, que exploram de forma mais incisiva tais questões para atrair eleitores por meio da dinâmica das redes sociais, enquanto setores mais democráticos e progressistas tendem a ser mais cautelosos em suas abordagens.
O fenômeno, entretanto, não é algo exclusivo do Brasil. O algoritmo das próprias plataformas é pensado para esta função. “Há também uma estratégia coordenada de manipulação de mentes e corações para objetivos políticos eleitorais, por isso que precisa de ter legislação, inclusive controlando essas redes digitais”, defende.
Conforme publicado por O TEMPO, candidatos a prefeitos e vereadores em Minas Gerais quase triplicaram os investimentos em redes sociais durante as campanhas de 2024, em relação às eleições municipais de 2020.
Confira, abaixo, os políticos mineiros que encerram 2024 com mais seguidores no Instagram.
Vereadores de Belo Horizonte:
- Flávia Borja (DC) - 175 mil seguidores
- Rubão (Podemos) - 110 mil seguidores
- Álvaro Damião (União) - 107 mil seguidores
- Gabriel Azevedo (MDB) - 55 mil seguidores
- Ciro Pereira (Republicanos) - 50,1 mil seguidores
Deputados estaduais:
- Bim da Ambulância (Avante) - 1,1 milhão de seguidores
- Bruno Engler (PL) - 549 mil seguidores
- Delegada Sheila (PL) - 320 mil seguidores
- Mário Caixa (PV) - 299 mil seguidores
- Cristiano Caporezzo (PL) - 281 mil seguidores
Deputados federais (bancada mineira):
- Nikolas Ferreira (PL) - 12,2 milhões de seguidores
- André Janones (Avante) - 2,2 milhões de seguidores
- Maurício do Vôlei (PL) - 2,2 milhões de seguidores
- Fred Costa (PRD) - 371 mil seguidores
- Duda Salabert (PDT) - 357 mil seguidores