O governador mineiro Romeu Zema (Novo) prometeu agir rapidamente para solucionar a falta de rabecões em Minas Gerais. A escassez dos veículos utilizados para remoção de corpos ao Instituto Médico Legal (IML) tem obrigado famílias a aguardar até 12 horas pelo serviço, agravando a dor no momento de luto pela perda de um ente querido, como mostrou reportagem de O TEMPO sobre o assunto. 

“Será solucionado rapidamente. Nós já tomamos todas as providências necessárias para solucionar o problema. Será imediato”, disse o governador durante entrevista coletiva, nesta sexta-feira (6 de dezembro), durante inauguração do novo complexo hospitalar que será construído em Belo Horizonte.

Atualmente, são dois rabecões para atender a 50 municípios da região metropolitana de Belo Horizonte, incluindo a capital mineira. Outros cinco veículos estão em manutenção e aqueles que estão funcionando precisariam de intervenções urgentes. Os fatos vieram a público após denúncia do Sindicato dos Servidores da Polícia Civil de Minas Gerais (Sindpol).

As declarações do governador foram dadas enquanto os parlamentares realizavam uma audiência na Assembleia Legislativa para debater o assunto na Comissão de Segurança Pública. O deputado estadual Sargento Rodrigues, que conduzia o debate criticou a fala do governador. "Se são as medidas aqui apresentadas, a solução não será tão rápida quanto o governador imagina", criticou afirmando que a fala do chefe do governo mineiro não corresponde à realidade.

Durante a audiência, o superintendente de Polícia Técnico-Científica, Thales Bittencourt de Barcelos, reconheceu precariedades no atendimento e reforçou que o governo mineiro tem atuado para buscar soluções, não só em relação aos rabecões, mas também a outros aspectos que envolvem o serviço do IML, como falta de pessoal e materiais para o trabalho.

“Temos atualmente 17 rabecões na região metropolitana, cuja manutenção, sobretudo dos mais antigos, é complexa pela dificuldade de aquisição de peças e custos. Oito já iniciamos um processo de baixa na Seplag. No dia 27 de setembro, a Polícia Civil assinou um contrato de aluguel de oito rabecões. Esse processo se iniciou no início do ano, já prevendo alguma medida necessária para melhorar esse processo”, diz. Ainda segundo o superintendente, o prazo para entrega dos novos veículos é de 90 dias.

O Sindicato dos Servidores da Polícia Civil considera que seriam necessários ao menos 14 rabecões para atender adequadamente a RMBH.