Em Montes Claros, maior cidade do Norte de Minas e o sexto maior colégio eleitoral do estado, o prefeito Guilherme Guimarães (União), o vice-prefeito Otávio Rocha (PP) e os 23 vereadores eleitos para a legislatura 2025-2028 tomaram posse nesta quarta-feira (1º de janeiro). A cerimônia ocorreu na Câmara Municipal. Durante o evento, também foi realizada a votação para a composição da mesa diretora, incluindo a escolha do novo presidente da Casa.
Assim que assinou o termo especial de posse, o prefeito decretou a exoneração de todos os servidores ocupantes de cargos comissionados na estrutura organizacional da administração direta do município, bem como os ocupantes de cargos de agentes políticos e dirigentes dos órgãos de administração direta. Guilherme Guimarães, 60, foi vice do ex-prefeito Humberto Souto (Cidadania), 90, no último mandato. Souto está internado desde 22 de dezembro de 2024 na Santa da Casa da cidade, quando sofreu um Acidente Vascular Cerebral (AVC).
O prefeito lembrou de seu antecessor, que ficou oito anos no poder, no discurso de posse. “Rogar a Deus para o reestabelecimento mais rápido do nosso líder, aquele que transformou Montes Claros", afirmou. Ele também exaltou a trajetória política do aliado: “Nesses mais de 60 anos de vida pública, mostrou que a atividade pública é muito importante quando é feita com amor, carinho, responsabilidade e honestidade, e é assim que eu e Otávio efetivamente queremos fazer".
Guilherme Guimarães foi eleito com 71,79% dos votos válidos, o equivalente a 151.240.
Mesa Diretora
Após a cerimônia de posse, foi realizada a eleição da Mesa Diretora da Câmara Municipal. Apenas uma chapa foi apresentada. O presidente da Câmara, vereador Junior Martins (PP), foi reeleito para o cargo por mais dois anos. Também foram eleitos os vereadores Rena de Nova Esperança (União), como vice-presidente, Marlus da Independência (PSD), como 1º secretário, e Ailton do Village (MDB), como 2º secretário.
“Daremos continuidade aos trabalhos do último biênio”, pontuou o presidente.
Vereadores empossados
Dos 23 vereadores eleitos, cinco exercerão o mandato pela primeira vez e 18 foram reeleitos, uma taxa de renovação de cerca de 20%. Pela primeira vez na história da Casa Legislativa, cinco mulheres tomaram posse.
Confira quem foram os vereadores empossados:
Caroline Figueiredo Costa (PL)
Cecília Meireles Ferreira (PRD)
Iara de Fátima Pimentel Veloso (PT)
Maria das Graças Gonçalves Dias (União)
Maria Helena de Quadros Lopes (MDB)
Ailton Soares dos Reis (MDB)
Cláudio Rodrigues de Jesus (Cidadania)
Daniel Dias da Silva (PCdoB)
Edson Pereira dos Santos (PV)
Eduardo Vinícius Soares Ferreira (Pode)
Eldair Gonçalves dos Santos (PSD)
Igor Gustavo Dias (PRD)
José Crisóstomo Lopes (União)
José Marcos Martins de Freitas (Pode)
Marlus Mendes Soares (PSD)
Martins Lima Filho (PP)
Odair Ferreira Oliveira (União)
Paulo César Landim Miranda (Avante)
Raimundo Pereira da Silva (PDT)
Reinaldo Antônio Dias (União)
Rodrigo Maia de Oliveira (União)
Soter Magno do Carmo (PSD)
Wilton Afonso Dias Soares (Avante)