O vereador derrotado na disputa pela reeleição à Câmara de Belo Horizonte Rubão (Podemos) foi nomeado para o cargo de assessor parlamentar na Casa Legislativa. A designação foi publicada pelo presidente da Câmara, Juliano Lopes (Podemos), no Diário Oficial do Município nesta quinta-feira (16 de janeiro). O ex-parlamentar irá atuar no gabinete da presidência.
Rubão foi eleito vereador de Belo Horizonte em 2020, na época, pelo partido Progressistas. Nas eleições de 2024, ele concorreu novamente e obteve 7.970 votos. Entretanto, os sufrágios não foram o suficiente para sua reeleição, e o ex-parlamentar ficou como primeiro suplente do Podemos.
"Sou grato ao meu grupo político que me deu essa oportunidade de continuar trabalhando no legislativo, até voltar para minha cadeira que foi tirada erradamente com fraude eleitoral pelo então paulista vereador Lucas Ganem", disse Rubão a O TEMPO, em referência a uma ação que o ex-parlamentar entrou na Justiça para tentar cassar o mandato do vereador eleito pelo mesmo partido, Lucas Ganem.
A alegação para o pedido de cassação foi de que Ganem não tinha domicílio eleitoral em Belo Horizonte, e que só fez o registro de que mora na cidade em 19 de dezembro.
Outras nomeações
Este não é o primeiro caso de um vereador que não conseguiu se reeleger no último pleito ser nomeado para cargo na Câmara de Belo Horizonte. O ex-parlamentar Wesley Moreira de Pinho (Mobiliza), recentemente, se tornou chefe de gabinete da Presidência.
Na mesma linha de nomeação de aliados, Christian Aquino Cota, filho da ex-presidente da Casa e deputada federal Nely Aquino (Podemos), foi nomeado para diretor-geral no dia 3 de janeiro deste ano. Nessa quinta-feira (16 de janeiro), foi a vez de Hugo Rinco Rodrigues, cunhado de Nely Aquino, ser designado para o cargo de assessor parlamentar no gabinete do vereador Osvaldo Lopes (Republicanos).