O ex-prefeito de Montes Claros, Humberto Souto (Cidadania), de 90 anos, será transferido da Santa Casa da cidade para o Hospital Sírio-Libanês, em Brasília, para continuar o tratamento a que é submetido desde que sofreu um Acidente Vascular Cerebral em 22 de dezembro. A informação foi confirmada por fontes da prefeitura.
No último dia 1º, Souto entregou o cargo, ainda sem previsão de alta, para Guilherme Guimarães (União Brasil), seu sucessor no cargo de prefeito.
O novo prefeito, durante a cerimônia de posse, homenageou Humberto Souto. Guilherme Guimarães foi vice na gestão do ex-prefeito. “Rogar a Deus para o restabelecimento mais rápido do nosso líder (Humberto Souto, aquele que transformou Montes Claros", afirmou.
Ele também exaltou a trajetória política do aliado: “Nesses mais de 60 anos de vida pública, mostrou que a atividade pública é muito importante quando é feita com amor, carinho, responsabilidade e honestidade, e é assim que eu e Otávio efetivamente queremos fazer".
Souto foi hospitalizado em 22 de dezembro. À época da internação, ele ainda estava consciente, mas foi sedado por decisão médica após ser constatada a necessidade de realizar um procedimento cirúrgico para tratar o AVC.
O ex-prefeito chegou a ser submetido a uma trombectomia mecânica, procedimento de desobstrução das artérias no dia 24 de dezembro. O procedimento foi realizado com sucesso e ele permaneceu sendo monitorado pela equipe médica.
No dia 30 de dezembro, os médicos informaram que o prefeito começou a apresentar sinais de recuperação e avanços no processo de retirada da sedação. Ele começou a responder a estímulos como apertar e soltar a mão, mas ainda seguia sedado.
A reportagem tentou contato com a equipe médica de Couto, mas não obteve retorno até a publicação.