O governador Romeu Zema (Novo) afirmou, nesta segunda-feira (3 de fevereiro), que independentemente da derrubada dos vetos do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) ao Programa de Pleno Pagamento de Dívidas dos Estados (Propag) no Congresso Nacional, o Estado irá aderir ao programa idelizado pelo senador Rodrigo Pacheco (PSD).

“É hora de lutarmos, todos juntos, pela derruba dos vetos. Porém, independentemente do sucesso dessa empreitada, temos a segurança de dizer que o Propag é o caminho que Minas vai seguir para se tonar um Estado sustentável. Romper esse ciclo de agiotagem à qual Minas foi submetida nas últimas décadas pela União é a porta de entrada para um futuro onde os mineiros vão ter os serviços de Educação, Saúde, Segurança e Infraestrutura que merecem”, ressaltou o governador na abertura dos trabalhos da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG). 

Durante o discurso, Zema disse que 2025 deve ser um “ano de conciliação” e pediu a união da classe política em torno do programa. “Base e oposição precisam trabalhar juntas para solucionar de uma vez por todas o problema da dívida do Estado com a União. As escolhas que fizermos neste ano irão definir o rumo do nosso Estado para as próximas gerações. Por isso, neste momento, é fundamental que todos nós estejamos alinhados no propósito comum que é libertar Minas dos juros abusivos cobrados pela União”, afirmou o governador, que disse esperar a apreciação dos deputados nas propostas do Executivo. 

“Teremos ao longo deste ano uma agenda cheia para a aprovação dos requisitos da adesão de Minas Gerais ao Propag. Eu permaneço firme no meu compromisso de dialogar e manter o rigor técnico para definir quais ações devemos adotar. O meu governo já apresentou alguns projetos para apreciação dessa Casa Legislativa e irá elaborar novas proposições com o objetivo de ter a melhor solução para o pagamento da dívida. Tenho a certeza de que essas propostas serão analisadas com o amplo debate e a celeridade que a situação exige”, pontuou.

“Toda grande ação que transformou o nosso país foi feita a várias mãos. Como bem nos lembra Guimarães Rosa, ‘a vida é mutirão de todos, por todos remexida e temperada’. E é com o Propag, essa solução viabilizada por um grande mutirão, que vamos mudar os rumos do nosso Estado e construir um futuro de prosperidade para Minas”, completou.