O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) afirmou que o encontro com o vice-governador Mateus Simões (Novo) na Cidade Administrativa, na manhã desta quinta-feira (26 de junho), foi apenas para "bater papo". Bolsonaro foi questionado sobre a reunião após almoço com liberais, apoiadores e autoridades, no qual Simões também esteve presente. Entretanto, não entrou em detalhes sobre o encontro.

De passagem por BH, Bolsonaro ainda não conversou formalmente com a imprensa. A pergunta sobre o encontro com Simões ocorreu enquanto o ex-presidente atendia apoiadores, que o aguardavam no restaurante onde aconteceu o almoço.

Inicialmente, a reunião com Simões seria sobre uma articulação entre a direita para as eleições de 2026. O vice-governador é pré-candidato ao Governo de Minas. Além dele, outros nomes vêm sendo cotados, como do senador Cleitinho Azevedo (Republicanos) e do deputado federal Nikolas Ferreira (PL).

Além disso, os vetos do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) ao Programa de Pleno Pagamento da Dívida dos Estados (Propag) também deveriam estar na pauta. Conforme o presidente estadual do PL em Minas, Domingos Sávio, o governo Romeu Zema (Novo) pediu recentemente apoio não apenas da bancada mineira, mas também da bancada federal do PL para tentar derrubar os vetos - três deles considerados prioritários pelo Palácio Tiradentes.

Às 14h, Bolsonaro participa do encontro estadual do PL. O evento terá como objetivo lançar uma campanha de filiação ao partido, como preparação para 2026.