Helton Damaceno Bispo foi nomeado oficialmente como administrador da Regional Barreiro, conforme publicação no Diário Oficial do Município (DOM) desta quarta-feira (23/7). Ele já exercia a função interinamente desde 17 de abril, quando Lidiane Monteiro deixou o cargo para assumir como secretária adjunta de Educação da Prefeitura de Belo Horizonte (PBH). Até então, Helton era o coordenador adjunto da regional e assumiu a chefia de forma temporária com a saída de Lidiane.

A nomeação encerra um período de três meses de indefinição, durante o qual houve movimentações em torno do cargo. Segundo apuração da reportagem, nos primeiros meses após a saída de Lidiane, Edvalth Rodrigues Pereira, ex-chefe de gabinete na Secretaria Municipal de Governo durante a gestão do ex-deputado e ex-vereador Anselmo José Domingos, tentou viabilizar-se para o cargo. Ele chegou a buscar apoio entre vereadores com atuação no Barreiro e circulou um tipo de manifesto em que pedia assinaturas dos parlamentares em favor de sua indicação. A movimentação, no entanto, não teve sucesso.

Conforme apurado, Helton é bem aceito entre os parlamentares da região, sendo considerado um perfil técnico, sem vinculações políticas diretas. Um deles classificou a nomeação como um "grande acerto da administração municipal". O administrador é servidor efetivo da Prefeitura de Belo Horizonte, concursado da SUDECAP (Superintendência de Desenvolvimento da Capital) desde 2007. As "Administrações Regionais" auxiliam as secretarias municipais na implementação das políticas públicas regionalmente. 

O Barreiro é a terceira regional mais populosa de Belo Horizonte, com cerca de 300 mil habitantes, e tem o maior número de representantes na Câmara Municipal. É também a única regional em que ainda não foi definida a chefia na Coordenadoria de Vilas e Favelas. O peso político da região pode estar por trás da demora na escolha.