O Partido Novo deu início aos preparativos para o lançamento da pré-candidatura do governador de Minas Gerais, Romeu Zema, à presidência da República. Até a manhã desta sexta-feira (1º de agosto), as vendas de ingresso para o evento já estavam no quarto lote, pelo valor de R$ 100. O espaço onde ocorrerá a cerimônia em São Paulo, Amcham Business Center, possui capacidade para até 1.200 pessoas. O lançamento está marcado para 16 de agosto.

Na página de divulgação do evento, o Novo faz críticas diretas ao Partido dos Trabalhadores, remetendo ao governo anterior de Minas Gerais, de Fernando Pimentel, e à atual gestão do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

“Em 2025, os brasileiros assistem, indignados, a um país que repete seus erros. Quem levou nosso país ao buraco está de volta à cena do crime. O Brasil está quebrado, mesmo com os impostos subindo o tempo todo. Vivemos o retorno da censura e da corrupção. O crime organizado cresce, e a esperança encolhe. É hora de mudar de rumo. O que deu certo em Minas vai dar certo em todo o Brasil”, diz a sigla.

Poucos dias antes do evento do Novo, que celebrará os 10 anos da legenda, Zema se reunirá com o presidente da Argentina, Javier Milei. A informação foi divulgada pelo jornalista e colunista do O GLOBO Lauro Jardim, que afirmou que o encontro terá a participação de outros governadores que vêm sendo cotados para concorrer à presidência em 2026, como o de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), do Paraná, Ratinho Júnior (PSD), e de Goiás, Ronaldo Caiado (União).

Chamado de “President’s Day”, o evento acontece em São Paulo no dia 13 de agosto. O encontro foi confirmado ao Aparte pelo presidente do Novo em Minas, Christopher Laguna.

O Novo divulgou o lançamento da pré-candidatura de Zema na semana passada. Antes disso, o governador de Minas esteve com o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) para oficializar sua intenção de disputar o próximo pleito. De acordo com informações do partido, Bolsonaro teria recebido a notícia de forma positiva e incentivado a pré-candidatura de Zema para que haja mais nomes da direita no primeiro turno.

Nos últimos meses, Zema já tem adotado postura de pré-candidato, nacionalizando, por exemplo, seu discurso contra o PT e o presidente Lula. Um levantamento realizado por O TEMPO mostrou que, em cerca de dois meses, entre abril e maio, o chefe do Executivo mineiro publicou aproximadamente 30 conteúdos no feed do Instagram com esse teor, como uma das estratégias para construir uma candidatura em 2026.

Mais recentemente, Zema tem se posicionado, também, em relação às tarifas impostas pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, contra produtos brasileiros. O governador aproveitou espaço em veículos fora de Minas, como a Jovem Pan News e Folha de S. Paulo, para criticar a postura de Lula, afirmando que o presidente mantém um discurso “anti-americano” que atrapalha as negociações, e para defender a saída do Brasil do Brics, grupo de países que inclui Rússia, Índia, China e África do Sul.