Um embate entre os deputados federais mineiros Nikolas Ferreira (PL) e André Janones (Avante) causou tumulto no plenário da Câmara dos Deputados na noite desta quarta-feira (9/7). A confusão começou quando Nikolas discursava na tribuna e foi interrompido por gritos e manifestações de Janones, o que levou à reação de parlamentares da direita, que cercaram o adversário político. A situação precisou ser controlada por seguranças da Casa.
Durante o episódio, Nikolas seguiu falando “escoltado” por colegas de bancada, enquanto a Polícia Legislativa atuava para conter os ânimos no plenário.
“Para todo o Congresso Nacional, eu acho que tem algo que une a esquerda e a direita: ninguém gosta do Janones, acho que é unânime. Isso aqui, reduz o parlamento e faz o com que aquilo que nos acusam – de estar querendo ‘like’, de tentar gravar vídeo para gerar polêmica – ele o faz desta forma. É impossível falar assim. Peço à esquerda, que sempre fala em democracia, tome conta dessa pessoa”, disse Nikolas.
Os deputados federais de Minas Gerais Nikolas Ferreira (PL) e André Janones (Avante) protagonizaram um bate-boca que tomou conta dos debates no plenário da Câmara. “Acho que tem algo que une a esquerda e a direita: ninguém gosta do Janones, acho que é unânime”, disse Nikolas após… pic.twitter.com/fX2VpACzwt
— O Tempo (@otempo) July 9, 2025
A confusão ocorreu enquanto a Câmara discutia o projeto que cria cargos no Superior Tribunal Federal (STF). Nikolas usava o tempo de fala para defender a política do presidente norte-americano Donald Trump, que anunciou uma taxação extra de 50% sobre produtos brasileiros. O deputado atribuiu a decisão ao presidente Lula (PT) e ao Supremo Tribunal Federal. Janones, ao reagir, começou a gravar vídeos e gritar com o colega, interrompendo a fala e gerando o tumulto.
Após intervenção dos seguranças e retirada de Janones do plenário, Nikolas concluiu seu pronunciamento com críticas ao comportamento do adversário. “Tenho debates com muitos de esquerda aqui. Acredito que tem que ter o debate, tem que ter o ataque de ideias, mas isso aqui é uma vergonha”.
A assessoria de André Janones foi acionada, mas ainda não apresentou uma posição do parlamentar sobre o ocorrido. Nas redes sociais dos dois deputados, também não houve postagens sobre o assunto, até o momento.