O projeto de lei que aumenta em 2,49% o salário dos funcionários da Prefeitura de Belo Horizonte será votado em primeiro turno na terça-feira (5/8) pela Câmara dos Vereadores. O texto foi lido nesta sexta-feira (1/8) pela Mesa-Diretora, na primeira sessão do mês na Casa. Pelo Regimento Interno do Poder Legislativo, projetos entram em pauta 48 horas após a leitura. Finais de semana não entram na conta.

Após a votação em primeiro turno, o texto retorna à fase das comissões para análise em segundo turno. Encerrada esta etapa, o projeto vai novamente ao Plenário para última análise. Se aprovado, o projeto é encaminhado para sanção do prefeito Álvaro Damião (União).

Outro projeto que será votado, mas na segunda-feira (4/8), é a Lei das Diretrizes Orçamentárias (LDO) 2026, que funciona como uma prévia da Lei Orçamentária Anual (LOA) 2026. O texto entra automaticamente na pauta do Plenário, após finalizada a tramitação nas comissões, já que, também conforme o Regimento Interno da Câmara, leis orçamentárias têm prioridade nas votações.