A primeira agenda prevista do governador Romeu Zema (Novo) após oficializar sua pré-candidatura à presidência da República será com uma petista, a prefeita de Contagem Marília Campos (PT). Os dois irão participar da entrega oficial das obras da bacia de contenção B3, na Cidade Industrial, construída com recursos da prefeitura e do governo estadual para reduzir inundações na bacia do Ribeirão Arrudas.

Os dois farão uma visita formal às obras da bacia e em seguida irão conversar com a imprensa. O evento marca a entrega da bacia, que já está concluída, funcionando em sua capacidade total. A bacia B3 tem capacidade para reter aproximadamente 103 milhões de litros de água, o que, de acordo com a prefeitura, vai contribuir muito para reduzir os alagamentos.

O investimento feito foi de R$28,2 milhões, verba proveniente do Termo de Reparação da mineradora Vale, por consequência do rompimento da barragem de Brumadinho, repassados ao município pelo Estado. O município de Contagem contribuiu com um aporte de R$7 milhões para o projeto.

Durante as últimas chuvas, a B3 e as outras três bacias que estão em construção (B2, na avenida Rio Volga, no bairro Riacho das Pedras; B4, que fica na antiga Vila Itaú e a B5, que fica na Vila Sport Club, em Belo Horizonte), mostraram-se muito efetivas para conter as águas das chuvas e evitar alagamentos, avalia a administração municipal.