O União Brasil, maior partido do país atualmente, realiza um encontro em Belo Horizonte nesta quinta-feira (28/8). O evento começa às 18h, no Royal Golden Hotel Savassi, no bairro Funcionários, região Centro-Sul da capital. A principal presença confirmada é a do vice-presidente nacional do partido, ACM Neto. Ainda não há confirmação sobre a participação do presidente da legenda, Antonio Rueda, que possui compromissos em Brasília nesta quinta.
Também confirmaram presença no encontro os prefeitos Álvaro Damião, de Belo Horizonte, e Herón Guimarães, de Betim, na região metropolitana, além do presidente estadual da sigla, delegado Marcelo Freitas. Todos os deputados estaduais e federais do União Brasil de Minas Gerais devem participar, assim como a única vereadora do partido em BH, Janaína Cardoso.
A reunião do partido acontece em meio a um momento de afastamento do governo federal. Após cobrança de fidelidade feita pelo presidente Lula na reunião ministerial de 26 de agosto, o União Brasil sinalizou que pode antecipar a saída do governo, acelerando o rompimento da aliança.
A cúpula da sigla anunciou que se reunirá na próxima quarta-feira (3/9) para decidir sobre a permanência ou a entrega dos cargos na gestão do PT. Esse assunto pode ser discutido ainda nesta quinta-feira, na capital mineira. O União Brasil também ganhou destaque no noticiário neste mês ao oficializar uma federação com o PP. A federação agora abrange cerca de 20% da Câmara dos Deputados e do Senado Federal.