O governador de Minas Gerais, Romeu Zema (Novo), ainda não cumpriu promessa feita aos atletas olímpicos do estado durante a Olimpíada de Paris, realizada entre julho e agosto de 2024. Antes da comitiva brasileira deixar o país, ele havia se comprometido a nadar 500 metros no frio para cada conquista de um esportista mineiro — para as quatro medalhas conquistadas, Zema teria que nadar pelo menos 2 km.

Relembre medalhas olímpicas dos atletas mineiros

A atleta mineira a conquistar uma medalha na Olimpíada de Paris foi Ana Patrícia Ramos, que venceu o ouro na modalidade do vôlei de praia. Natual de Espinosa, no Norte de Minas Gerais, a jogadora faz dupla com a sergipana Duda Lisboa.

Outras três medalhas vieram no futebol feminino. As laterais Tamires e Yasmim, além da meia Duda Sampaio, que atuam pelo Corinthians, conquistaram a prata da categoria. A primeira é natural de Caeté, na região metropolitana de BH, enquanto Yasmim vem de Governador Valadares, no Rio Doce, e Duda nasceu em Jequeri, na Zona da Mata.

Vai pagar 

Em contato com a reportagem, a assessoria do governador informou que a previsão é que Romeu Zema cumpra a promessa ainda neste mês de agosto, em uma etapa do Jemg, como forma de incentivar o esporte entre os adolescentes da rede estadual de ensino.

Origem da promessa

Desafiado pelo nadador do Minas Tênis Clube, Eduardo Oliveira, Zema fez a promessa durante encontro com atletas olímpicos mineiros, realizado no clube. O compromisso foi anunciado também através das redes sociais do governador de Minas Gerais, em publicação divulgada em 25 de julho.

Na gravação, o chefe do Executivo afirma que "cada medalha vai ser um treino" e que preferia nadar em água fria para "pagar bem pago" a promessa feita aos 16 atletas mineiros que participaram da última edição dos Jogos Olímpicos.