Um abaixo-assinado online, promovido pela deputada federal Erika Hilton (Psol-SP), uma mulher trans, pede a cassação do mandato de Nikolas Ferreira (PL-MG), também parlamentar da Câmara dos Deputados. O político mineiro é acusado de transfobia por causa de um discurso na tribuna da Casa nessa quarta-feira (8), Dia Internacional da Mulher

Às 22h desta quinta-feira (9), o site informava que o abaixo-assinado estava com 78.060 assinaturas. "A transfobia é crime equiparado ao crime de racismo, e o Congresso Nacional é um espaço para vocalizar a defesa dos nossos direitos, não ataques preconceituosos às mulheres brasileiras", diz trecho da descrição da petição. 

A deputada também apresentou uma notícia-crime contra Nikolas no Supremo Tribunal Federal (STF). Recentemente, a Corte entendeu que a Lei do Racismo se aplica a casos de homofobia e transfobia. "Agora estamos juntos com diversos partidos e lideranças políticas para denunciá-lo no Conselho de Ética da Câmara", informou a parlamentar. 

Relembre

Ao discursar na Câmara dos Deputados no Dia Internacional da Mulher, Nikolas Ferreira usou uma peruca e disse se chamar 'deputada Nicole' para debochar de mulheres trans. O parlamentar afirmou, ironicamente, que se sentia também uma mulher e que, por isso, tinha lugar de fala.

"Hoje o Dia Internacional das Mulheres, a esquerda disse que eu não poderia falar, pois eu não estava no meu local de fala. Então eu solucionei esse problema aqui. Hoje eu me sinto mulher. Deputada Nicole. E eu tenho algo aqui muito interessante para poder falar. As mulheres estão perdendo seu espaço para homens que se sentem mulheres", afirmou Nikolas.

Em vídeo publicado nas redes sociais nesta quinta-feira, Nikolas reafirmou que seu discurso defendeu as mulheres. "Elas estão perdendo espaço para homens que se sentem mulheres", alegou.