O governador Aécio Neves (PSDB) quer que a bancada mineira na Câmara dos Deputados assuma a responsabilidade de lutar com o governo federal contra o projeto de transposição do rio São Francisco.

De acordo com o secretário de Meio Ambiente de MG, José Carlos Carvalho, Aécio se comprometeu ontem a liderar um movimento parlamentar em defesa da reabertura do diálogo com o Planalto. O compromisso foi feito a integrantes da Caravana Nacional em Defesa do Semi-Árido e Contra a Transposição, que se encontraram com o governador no Palácio da Liberdade.

Carvalho, que participou da reunião, disse que a garantia dada por Aécio diz respeito à mobilização dos deputados, em uma referência implícita de que não irá se envolver pessoalmente na polêmica. “A partir da Câmara você pode construir um processo de resistência mais amplo do que poderia fazer em uma interlocução exclusiva do governador, justificou o secretário.

O coordenador da Caravana, Apolo Heringer, chegou ao encontro afirmando que iria cobrar de Aécio mais firmeza contra a transposição e citou uma possível candidatura do mineiro à Presidência em 2010 como o motivo que o estaria levando a não agir de forma mais decisiva. “O governador precisa dar um passo à frente. Respeitamos o seu projeto de ser presidente, mas ele precisa colocar que se sair a transposição, o Brasil vai ficar em uma situação muito difícil”, afirmou. Depois da reunião, Heringer ficou mais brando. “Nós não pedimos que o governador radicalizasse pois ele (governador) tem uma responsabilidade que é governar Minas”, disse.