Começou a circular nesta quarta-feira (21), entre os 41 gabinetes dos vereadores da Câmara Municipal de Belo Horizonte (CMBH), um menu virtual em que eles podem escolher os lanches que degustarão nas reuniões ordinárias e extraordinárias de 2020.
O documento, denominado “Pesquisa de Preferência – CMBH Lanches – Coffee Break Reuniões Ordinárias / Extraordinárias 2020”, reúne, ao todo, 123 itens, separados em 14 seções, em que cada um poderá escolher pelo menos 63 produtos de acordo com a própria preferência.
Podem ser selecionados até quatro tipos de salgados fritos, sete assados, quatro sabores de pães de queijo, quatro opções de minissanduíche e sanduíche, três bolos, quatro rosquinhas, além de frutas, chás, seis opções de refrigerante, outras seis de iogurte, sete de suco e seis de bebidas diversas. Após as escolhas, uma licitação será lançada até dezembro.
Todos os itens estão divididos por seções, e alguns chamam a atenção pela sofisticação, como a bolinha napolitana, croissants de presunto e de frango, pastéis de peito de peru com abacaxi e de ricota com passas, quiche de alho-poró, pão de queijo no sabor ervas finas, leite zero lactose semidesnatado e capuccino zero ou diet, entre muitos outros.
Os petiscos são servidos numa sala dentro do próprio plenário, de acesso restrito. O local é apelidado de “Casa da Dinda” e tem a fama de ser o palco de conversas ao pé do ouvido e de negociações que definem projetos, acordos e, consequentemente, os rumos de Belo Horizonte.
Questionada, a CMBH explicou, por meio de nota, que a decisão visa direcionar as escolhas, para, inclusive, conseguir economia aos cofres públicos. Ainda conforme a assessoria do Legislativo, a pesquisa é aberta só aos vereadores, e esta é a primeira vez que um processo do tipo é realizado. Porém, informou ainda que prática semelhante tem sido adotada em outras áreas, como, por exemplo, na compra de materiais de escritório e limpeza.
A vencedora do processo em 2018 foi a Buffet Requinte Recepções Eireli, também representada pelo nome Silva Moreira Indústria e Comércio de Alimentos Eireli, e o valor total recebido para fornecer lanches e coffee breaks ao longo de 2019 foi de R$ 44.070,20.
Leia na íntegra a nota enviada pela assessoria de comunicação da Câmara:
"A Câmara Municipal de Belo Horizonte informa que, tendo em vista a promoção - pela atual administração desta Casa - de uma gestão mais participativa e visando aperfeiçoar os processos de contratação, tornando-os mais eficientes, vem realizando diversas pesquisas de preferência, entre elas, a relacionada à aquisição de lanche para as reuniões ordinárias e extraordinárias. Anteriormente, eram realizadas apenas pesquisas de satisfação em relação ao fornecimento de lanche. Além de proporcionar o atendimento às preferências dos destinatários, a atual pesquisa busca simplificar o processo de contratação e, consequentemente, reduzir os custos. O limite de escolha de itens sugerido na pesquisa não tem relação com o quantitativo de lanche objeto da contratação e tem como objetivo a formação de um modelo de contratação mais simples e eficiente, proporcionando atendimento à sua finalidade com a redução de custos. Acrescente-se ainda que a contratação atende estritamente os limites legais e as recomendações do Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais".