Mudança de partido

Senador Antonio Anastasia anuncia saída do PSDB

O senador mineiro deverá se filiar ao PSD na próxima semana

Por Jaki Barbosa
Publicado em 07 de fevereiro de 2020 | 18:09
 
 
 
normal

Depois de 15 anos no PSDB, o senador Antônio Anastasia comunicou nessa sexta-feira (07) ao presidente nacional do partido, Bruno Araújo, que irá deixar o ninho tucano.

O desligamento do senador que durante anos compartilhou, juntamente com Aécio Neves, o protagonismo do PSDB em Minas Gerais, foi minimizado pelo presidente da sigla no Estado, Paulo Abi-Ackel. “Anastasia é um dos melhores quadros políticos do país e desencontros circunstanciais não nos impedirão de atuar no mesmo campo político, em partidos diferentes, na defesa dos interesses de Minas Gerais e do Brasil”, disse Abi-Ackel por meio de nota.

O ex-tucano deverá buscar abrigo no PSD, do ex-prefeito de São Paulo Gilberto Kassab. A informação foi confirmada a O TEMPO pelo presidente da sigla em Minas Gerais, senador Carlos Viana. De acordo com o parlamentar, a filiação ao PSD acontece já na próxima quarta-feira.

O flerte com o PSD não é de agora. Em junho do ano passado, quando o prefeito de Belo Horizonte Alexandre Kalil oficializou sua filiação à legenda, o mesmo disse que era preciso intensificar as forças para levar Anastasia para a Legenda. “Se precisar, eu pego o professor Anastasia a laço e trago ele para o partido. Ajoelho no pé dele”, disse Kalil, aos risos, à época. 

Anteriormente o prefeito, Anastasia e Viana já vinham trocando figurinhas e deixando no ar a possibilidade de filiação ao PSD. Também, em dezembro do ano passado, Anastasia declarou publicamente seu apoio à reeleição do prefeito da capital mineira, desafinando com as pretensões tucanas de lançar Luísa Barreto para o Executivo de BH mas eleições deste ano.

Apesar de todos os indícios, a assessoria de Anastasia não confirmou a filiação ao PSD. Em nota, limitou-se a dizer que nos próximos dias o mineiro deverá tomar uma posição em relação aos convites que recebeu de outras agremiações e comunicará a sua decisão.

Ainda segundo a sua assessoria, o ex-tucano encontra-se no Azerbaijão, acompanhando como observador internacional as eleições naquele país à convite e às custas do governo local.
Anastasia passou a compor o clã da política tucana em Minas Gerais quando saiu como vice-governador de Minas na chapa do então colega de partido, Aécio Neves nas eleições de 2006.

Com a renúncia de Aécio em março de 2010, Anastasia assumiu o governo até o fim do mandato e, logo depois foi reeleito no pleito do mesmo ano em primeiro turno com 62,7% dos votos. 

Anastasia só deixou o Executivo mineiro para coordenar o plano de governo de Aécio Neves para Presidência da República em abril de 2014, ano em que também concorreu a uma vaga no Senado. Ele foi eleito em outubro de 2014 com 56,7% dos votos, assumindo o mandato de oito anos em fevereiro de 2015.

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!