ALMG

Audiência pública discutirá mineração da Serra do Curral nesta quinta-feira

As comissões de Meio Ambiente e Minas e Energia receberão, nesta quinta (5), às 9h, irão pautar os impactos do empreendimento da Tamisa

Por Gabriel Ferreira Borges
Publicado em 04 de maio de 2022 | 12:12
 
 
 
normal

As comissões de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável e de Minas e Energia confirmaram uma reunião conjunta, nesta quinta-feira (5), às 9h, para discutir a implementação e os impactos do complexo de mineração da Taquaril Mineração S.A., a Tamisa, na Serra do Curral, em Belo Horizonte. A instalação do complexo industrial, autorizada na madrugada do último sábado (30) pelo Conselho Estadual de Política Ambiental (Copam), levará a Tamisa a explorar uma área correspondente a 1.200 campos de futebol.

O diretor da Tamisa Guilherme Machado, assim como o presidente do Conselho Estadual de Política Ambiental (Copam) e da Câmara de Atividades Minerárias (CMI), Yuri Rafael Trovão, e o superintendente de Projetos Prioritários da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Rodrigo Ribas, foram convidados para a audiência.

Além disso, o secretário de Estado de Desenvolvimento Econômico, Fernando Passalio, o secretário de Estado de Cultura e Turismo, Leônidas de Oliveira, e a secretária de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Marília Carvalho de Melo, e o superintendente de Meio Ambiente da Copasa, Nelson Cunha Guimarães, também foram chamados.

Por outro lado, representantes de movimentos ambientalistas, como, por exemplo, Maria Teresa Corujo, do Instituto Cordilheira, Roberto Andrés, do Movimento Tira o Pé da Minha Serra, Jeanine Oliveira, do Movimento Mexeu com a Minha Serra, Mexeu Comigo, e Pedro Tavares Lima, representante da Associação para Proteção Ambiental do Vale do Mutuca, estão ainda entre os convidados.

A audiência conjunta atende a requerimentos do presidente da Comissão de Meio Ambiente, deputado estadual Noraldino Júnior (PSC), e da Comissão de Minas e Energia, Rafael Martins (PSD). Ainda assinam os pedidos Beatriz Cerqueira (PT), Bernardo Mucida (PSB), Charles Santos (Republicanos) e Cristiano Silveira (PT).

Matéria atualizada às 13h56

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!