A senadora Damares Alves (Republicanos-DF) revelou que foi diagnosticada com câncer durante sessões de comissões no Senado Federal. O anúncio aconteceu nesta quarta-feira (27/8), quando a parlamentar compartilhou com os colegas que recebeu o diagnóstico em julho deste ano.
A parlamentar fez o primeiro anúncio durante a Comissão de Assuntos Sociais e depois repetiu a informação na Comissão de Direitos Humanos. Durante essa última reunião, Damares pediu o encerramento dos trabalhos, citando seu "limite físico" após as atividades do dia.
"Hoje, na reunião mais cedo, eu fiz um anúncio público na outra comissão e acho justo eu fazer esse anúncio aqui também. Há um mês, eu fui diagnosticada com câncer. Eu estou no enfrentamento da doença. Estou tomando a coragem de fazer este anúncio público. Requer muita coragem", declarou a senadora na Comissão de Direitos Humanos.
O diagnóstico foi recebido pela congressista em 18 de julho. Em seu pronunciamento, Damares detalhou que conseguiu realizar todos os procedimentos médicos necessários em 18 dias após a confirmação da doença.
Na Comissão de Assuntos Sociais, a senadora forneceu mais informações sobre seu tratamento. "Há um mês eu fui diagnosticada com câncer, no dia 18 de julho. Eu fiz, senador Hiran, todos os exames. Em 18 dias, eu consegui fazer biópsias, ressonâncias, todos os exames, e, em 18 dias, eu consegui fazer a cirurgia. Com cinco dias, eu estava trabalhando. Em cinco dias, eu estava aqui no Senado trabalhando, depois da cirurgia. Com dor, com um pouquinho de dor, todos os cuidados. Só foi difícil não abraçar os colegas nesse período. Mas o diagnóstico precoce foi fundamental para eu estar como estou. Segunda-feira eu começo a radioterapia, mas já estou declarando vitória, já estou declarando que estou curada", afirmou.