A pouco mais de dois meses do final do mandato, tomou posse na manhã desta sexta-feira (23) o vereador Reinaldinho (PMN), que ocupa a cadeira ocupada até semana passada por Ronaldo Batista (PSC), que teve o mandato suspenso por decisão judicial após ser preso, suspeito de ser um dos mandantes de um assassinato ocorrido em julho.
Reinaldinho tem 43 anos e será o segundo suplente a ocupar a vaga, já que Ronaldo Batista já era suplente de Cláudio Duarte (PSL), primeiro vereador cassado na história da Câmara Municipal de Belo Horizonte, pela prática de “rachadinha”, em que assessores do parlamentar repassam parte de seus rendimentos a ele.
“Durante a posse, eu falei com a presidente da Câmara, Nely Aquino, que não é momento de festa, em função das circunstâncias em que eu assumo, já que quero virar essa página, mas me sinto pessoalmente realizado por entrar na câmara da cidade onde nasci”, diz Reinaldinho, formado em gestão pública e que teve seu último trabalho o cargo de subsecretário de habitação de Contagem, na região metropolitana de Belo Horizonte.
O novo vereador também concorre ao cargo para o próximo mandato na Câmara Municipal de Belo Horizonte pelo PROS. “Devo ter menos tempo para campanha agora, mas poderei me dedicar depois das 18h”, observa.
De segundo suplente a vereador, ele demonstra preocupação com o orçamento da Câmara, em meio à pandemia, diz não ter conhecimento dos processos de seus antecessores, com os quais não tem relação. "Eu espero tirar Câmara das páginas policiais, em 28 anos de trabalhos na área social jamais estive envolvido em qualquer escândalo", enfatiza Reinaldinho, salientando já ter vasta experiência na gestão pública, em cargos como gerente de contrato da Minas Gerais Administração e Serviços (MGS), empresa pública que presta serviço a variados setores do governo estadual, gerente de políticas sociais e secretário da Regional Nordeste, além de diretor de regularização fundiária da Companhia Urbanizadora e de Habitação De Belo Horizonte (Urbel), vice-presidente do Conselho Municipal de Habitação de BH.