O presidente do Brasil, Jair Bolsonaro (PSL), abordou em seu discurso de posse, nesta terça-feira (1º), no Congresso Nacional, temas distintos, como democracia, segurança, economia, ideologia de gênero, família, religião e militares. Confira algumas de suas frases:

Estado democrático

“Uma de minhas prioridades é proteger e revigorar a democracia brasileira, trabalhando arduamente para que ela deixe apenas de ser uma promessa formal e distante, e passe a ser um componente substancial e tangível da vida política brasileira, com respeito ao estado democrático”

Militância política

“Daqui em diante, nos pautaremos pela vontade soberana daqueles brasileiros que querem boas escolas, capazes de preparar seus filhos para o mercado de trabalho e não para a militância política”

Legítima defesa

“O cidadão de bem merece dispor de meios para se defender, respeitando o referendo de 2005, quando optou nas urnas pelo direito à legítima defesa. Vamos honrar e valorizar aqueles que sacrificam suas vidas em nome da nossa segurança e da segurança dos nossos familiares”

Família e religião

“Vamos unir o povo, valorizar a família, respeitar as religiões e nossa tradição judaico-cristã. Combater a ideologia de gênero, conservando nossos valores. O Brasil voltará a ser um país livre das amarras ideológicas”

Policiais

“Contamos com o apoio do Congresso Nacional para dar respaldo jurídico para os policiais realizarem seu trabalho. Eles merecem e devem ser respeitados”

Interesse nacional

“Na economia traremos a marca da confiança, do interesse nacional, do livre mercado e da eficiência. Confiança no cumprimento de que o governo não gastará mais do que arrecada e na garantia de que as regras, os contratos e as propriedades serão respeitadas”

Reformas

“Realizaremos reformas estruturantes que serão essenciais para a saúde financeira e sustentabilidade das contas públicas, transformando o cenário econômico e abrindo novas oportunidades" 

Congresso Nacional

"Vamos valorizar o parlamento, resgatando a legitimidade e a credibilidade do Congresso Nacional"

Força do povo

"Com a benção de Deus, o apoio da minha família e a força do povo brasileiro trabalharei incansavelmente para que o Brasil se encontre com seu destino e se torne a nação que todos queremos"

Equipe técnica

"Montamos nossa equipe de forma técnica, sem o tradicional viés político, que tornou o Estado ineficiente e corrupto"