BRASÍLIA. O presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), publicou um ato liberando todos os 513 deputados federais de estarem em Brasília para os trabalhos da semana que vem, dos dias 24 a 28 de junho. O motivo são as comemorações de São João, a partir da próxima segunda-feira (24).
Inicialmente, a medida valeria apenas para os parlamentares do Nordeste. Porém, após reclamações de deputados das demais regiões, alegando falta de isonomia na decisão do presidente, a liberação se estendeu a todos.
Já é tradição que na semana de São João, deputados e senadores nordestinos permaneçam em seus redutos eleitorais para os festejos juninos. Para os parlamentares, sobretudo em ano de eleição, a aproximação com as bases eleitorais nesse período do ano é vista como essencial.
Em alguns Estados do Nordeste, principalmente, as comemorações se estendem durante toda a semana. Em capitais como Aracaju, Recife, Maceió, Salvador e João Pessoa, o Dia de São João é feriado.
Tanto a Câmara quanto o Senado devem realizar sessões deliberativas, mas a tendência é que apenas projetos consensuais sejam pautados. O mesmo vale para as comissões temáticas.
Além disso, entre 26 e 28 de junho, acontece mais uma edição de um fórum organizado pela faculdade IDP, do ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal (STF), em Lisboa, que costuma reunir lideranças dos Três Poderes. Arthur Lira deve comparecer ao evento, assim como outros deputados e senadores.
Ministros do governo Luiz Inácio Lula da Silva também irão ao fórum, assim como outros membros do STF, como o presidente da Corte, Luís Roberto Barroso.