BRASÍLIA - O presidente do Senado, Davi Alcolumbre (União-AP), lamentou a morte, nesta segunda-feira (11/8), do senador colombiano Miguel Uribe, vítima de um atentado durante comício político na capital colombiana em 7 de junho. Ele morreu após passar dois meses em cuidados intensivos e enfrentar várias cirurgias.

Em nota, o presidente do Senado afirmou que a morte de um parlamentar é um "atentado à democracia" e cobrou combate firme à violência política.

"Recebo com pesar a notícia do falecimento do senador e pré-candidato à Presidência da Colômbia, Miguel Uribe, vítima de um atentado durante a campanha eleitoral em Bogotá. A morte de um parlamentar, no exercício de sua missão pública, é um ataque à democracia e reforça a urgência de combatermos, com firmeza, toda forma de violência política".

"Em nome do Senado Federal do Brasil, manifesto minha solidariedade à família, aos amigos, aos colegas parlamentares e a todo o povo colombiano neste momento de dor", afirmou o parlamentar, por meio de nota.

O presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB), também divulgou uma nota e reforçou o discurso contra a violência política, apesar das divergências.

"A política pode ser um lugar onde as pessoas discordam, mas não deve ser nunca um espaço de violência. Que Deus conforte a família do senador colombiano Miguel Uribe e que a humanidade possa se compadecer deste triste fato para não repeti-lo", escreveu, no X.

Miguel Uribe Turbay, de 39 anos, era pré-candidato à presidência pelo partido de oposição Centro Democrático, fundado pelo ex-presidente Álvaro Uribe Vélez. A Colômbia realizará eleições presidenciais em 2026.

O senador foi baleado na cabeça no dia 7 de junho enquanto discursava na cidade de Fontibón, a oeste de Bogotá, por volta das 17h, horário local (22h no horário de Brasília). Ele foi imediatamente levado à clínica da Fundação Santa Fé de Bogotá, onde foi internado em estado crítico.

Segundo divulgou na época o prefeito de Bogotá, Carlos Fernando Galán, o autor do ataque foi capturado e era menor de idade. Miguel Uribe era conhecido por suas críticas à venda e ao consumo de drogas e defendia propostas rigorosas de combate ao tráfico, especialmente nas áreas urbanas.

Quem era Miguel Uribe

Miguel Uribe Turbay nasceu em Bogotá em 1986. Ele era neto do ex-presidente colombiano Julio Turbay, que governou de 1978 a 1982 pelo Partido Liberal, e filho de Diana Turbay, jornalista sequestrada em 1990 pelo grupo Extraditáveis, liderado por Pablo Escobar, em meio à resistência do ex-líder do Cartel de Medellín ao governo colombiano.

Diana Turbay morreu em 1991 após ser baleada durante uma suposta tentativa de resgate. Uribe tinha apenas 5 anos na época.