BRASÍLIA - O presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB), afirmou que deve pautar nesta semana projetos de lei que buscam combater a sexualização de menores de idade nas redes sociais.

A declaração veio após um vídeo do influenciador digital Felipe Bressanim Pereira, conhecido como Felca, ter viralizado na internet. Na peça, Felca denuncia o que considera ser a sexualização de crianças e adolescentes para obtenção de engajamento nas plataformas digitais.

“O vídeo do Felca sobre a adultização das crianças chocou e mobilizou milhões de brasileiros. Esse é um tema urgente, que toca no coração da nossa sociedade. Na Câmara, há uma série de projetos importantes sobre o assunto. Nesta semana, vamos pautar e enfrentar essa discussão. Obrigado, Felca. Conte com a Câmara para avançar na defesa das crianças”, publicou Motta em suas redes sociais no domingo (10/8). 

No vídeo mencionado, Felca faz acusações contra o também influencer Hytalo Santos. No conteúdo, que tem quase 50 minutos de duração e aborda o tema da "adultização" de crianças na internet, o paranaense classificou as práticas de Hytalo como "nefastas" e um "circo macabro". A denúncia rapidamente se espalhou pelas redes sociais, gerando repercussão entre seguidores de ambos os criadores de conteúdo.

Como exemplo de "adultização", o influenciador citou a divulgação de vídeos de crianças usando pouca roupa e fazendo danças sensuais. 

A próxima reunião de líderes da Câmara está marcada para a manhã desta terça-feira (12/8), quando representantes dos partidos devem definir a pauta de votações desta semana. 

Os parlamentares tentam retomar a normalidade dos trabalhos após uma semana tumultuada, com a obstrução do plenário por parte da oposição em protesto contra a prisão do ex-presidente Jair Bolsonaro, pela anistia ao 8 de janeiro e a favor do impeachment do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF).