Congresso

‘Abin paralela’: Pacheco solicita ao STF lista de parlamentares monitorados

O senador argumenta que a informação é necessária para que “sejam adotadas as medidas institucionais pertinentes ao Congresso Nacional

Por Gabriela Oliva
Publicado em 31 de janeiro de 2024 | 19:42
 
 
 
normal

O presidente do Congresso Nacional, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), encaminhou um ofício ao ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes solicitando informações sobre possíveis parlamentares que possam ter sido alvo de monitoramento irregular pela Agência Brasileira de Inteligência (Abin).

"Dirijo-me a vossa excelência para, na qualidade de presidente do Congresso Nacional, solicitar informações sobre a existência de indícios de monitoramento ilegal de deputados federais e senadores da República, com a devida identificação dos mesmos, e, não havendo prejuízo para a continuidade das investigações, que tramitam sob sigilo, obter informações relacionadas ao procedimento adotado pelos investigados e a extensão e o conteúdo de informações relacionadas aos parlamentares, a fim de que sejam adotadas as medidas institucionais pertinentes ao Congresso Nacional", afirma Pacheco no documento.

O envio do ofício ocorre na mesma data em que Alexandre Ramagem, pré-candidato à Prefeitura do Rio de Janeiro e deputado federal pelo PL do Rio de Janeiro, se reuniu com Rodrigo Pacheco, no Senado. 

O encontro ocorreu após Pacheco dialogar com líderes da oposição na Casa. Ramagem foi alvo de busca e apreensão na última quinta-feira (25) no âmbito da operação Vigilância Aproximada. A investigação apura uma suposta "organização criminosa" na Abin durante o governo do ex-presidente Jair Bolsonaro, quando Ramagem a presidia.

A investigação foca em denúncias de monitoramento ilegal de autoridades e outras pessoas, utilizando ferramentas de geolocalização de dispositivos móveis sem autorização judicial.

Além de Ramagem, outros alvos da chamada "Abin Paralela" incluem o deputado federal Carlos Jordy (PL-RJ), o vereador Carlos Bolsonaro (Republicanos-RJ) e o general da reserva Augusto Heleno.

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!