O senador Ciro Nogueira (PP-PI) vai ocupar a liderança da Minoria no Senado. O bloco, formado por PL, PP e Republicanos, reúne 23 senadores e será o maior de oposição ao governo Lula.
Antigo aliado do PT no primeiro governo Lula e na gestão da ex-presidente Dilma Rousseff, Ciro Nogueira se aproximou do então presidente Jair Bolsonaro e passou a fazer oposição aos petistas. Ele foi ministro-chefe da Casa Civil no governo Bolsonaro e coordenador da campanha do ex-presidente em 2022.
O senador Rogério Marinho (PL-RN) deverá assumir o posto de líder da oposição no Senado. Já o senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ) será mantido como líder do PL.
Formalmente, o Senado tem três blocos partidários formados na nova legislatura. O maior deles, de nome Democracia, possui 31 senadores e é composto por MDB, União Brasil, Podemos, PDT, PSDB e Rede. O líder será o senador Eduardo Braga (MDB-AM).
O bloco de nome Resistência Democrática, composto por PSD, PT e PSB, conta com 28 componentes e ainda não anunciou quem ocupará a liderança.
O TEMPO agora está em Brasília. Acesse a capa especial da capital federal para as notícias dos Três Poderes.