Congresso Nacional

CPMI do 8/1 tem interrupções e Magno Malta questiona: 'Estou na escolinha?'

Houve um bate-boca enquanto o deputado Duarte era interrompido por Abílio Brunini durante o depoimento do coronel Jean Lawand Jr., nesta terça-feira (27)

Por Lucyenne Landim
Publicado em 27 de junho de 2023 | 12:33
 
 
 
normal

O depoimento do coronel do Exército Jean Lawand Júnior à Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) que investiga os atos criminosos de 8 de janeiro, nesta terça-feira (27), teve mais um episódio de bate-boca  entre parlamentares. Diante da interrupção de um deputado à fala de outro parlamentar, o senador Magno Malta (PL-ES), que presidia o colegiado na ocasião, questionou se estava "na escolinha".

A confusão começou quando deputado federal Duarte (PSB-MA), da base governista do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), questionava Lawand e reclamou de ironias manifestadas pelo deputado Abilio Brunini (PL-MT), que não integra o colegiado. Os dois estavam sentados lado a lado. "Mais uma vez estou sendo interrompido aqui. O deputado Abilio nem faz parte da comissão", disse Duarte.

A atitude gerou reação de Brunini, que não teve a reclamação captada pelos microfones da CPMI. Logo depois, Duarte acusou o colega de tentar puxar o microfone dele, que estava ligado, e de estar "desesperado". O deputado Pastor Henrique Vieira (PSOL/RJ) alertou, então, que Brunini ligou a câmera do celular para filmar Duarte, descumprindo um acordo de não haver gravações no local.

No comando do colegiado, Magno Malta declarou: "Deputado Abilio! Gente, por favor! Eu tenho que gritar, é? Estou na escolinha? Por favor, deputado Abilio. [...] "Deputado Abilio, me deixe prosseguir os trabalhos, por favor. Deixe eu conduzir os trabalhos".

Apesar de não ser integrante titular ou suplente da CPMI, Abílio Brunini tem marcado presença nas reuniões. Na última semana, o presidente do colegiado, deputado Arthur Maia (União-BA), ameaçou representar Brunini ao Conselho de Ética por tentar "tumultuar" os trabalhos com recorrentes interrupções.

O TEMPO agora está em Brasília. Acesse a capa especial da capital federal para acompanhar as notícias dos Três Poderes.

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!