ACIDENTES DE TRÂNSITO

Senado aprova MP que autoriza a Caixa a administrar o seguro DPVAT

Banco público terão missão de pagar o seguro destinado a vítimas de acidentes de trânsito

Por Levy Guimarães
Publicado em 29 de março de 2023 | 21:03
 
 
 
normal

O Senado aprovou, nesta quarta-feira (29), a Medida Provisória (MP) que autoriza a Caixa Econômica Federal a gerir o seguro DPVAT, destinado a indenizar motoristas e pedestres vítimas de acidentes de trânsito. Como foi aprovada sem alterações, ela vai à promulgação pelo Congresso Nacional.

A Caixa poderá administrar, entre 1º de janeiro e 31 de dezembro de 2023, o fundo que reúne a verba arrecadada com o DPVAT. Também fica a cargo do banco público operacionalizar os pedidos das indenizações.

A Caixa vai receber uma remuneração pelas atividades, em valores a serem decididos pelo Conselho Nacional de Seguros Privados (CNSP), após proposta apresentada pela Caixa.

A medida ainda autoriza o uso da conta do tipo poupança social digital, para quem é cliente da Caixa, para receber indenizações do seguro.

Em 2021, o banco substituiu a Seguradora Líder como administradora do DPVAT. O processo era alvo de questionamento na Justiça Federal por ter sido feito sem licitação, por meio da Superintendência dos Seguros Privados (Susep), órgão do governo que fiscaliza os mercados de seguros.

O TEMPO agora está em Brasília. Acesse a capa especial da capital federal para acompanhar as notícias dos Três Poderes.

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!