Minas

Crise do governo Zema atinge base na Assembleia Legislativa

Parlamentares não foram previamente comunicados do recuo que o governo fez no acordo com a segurança pública

Por Sávio Gabriel
Publicado em 11 de março de 2020 | 19:12
 
 
 
normal

A crise que atinge o governo de Romeu Zema (Novo), com a saída de Bilac Pinto (DEM) da Secretaria de Governo e a desfiliação do vice-governador, Paulo Brant, do Partido Novo, atinge ainda a base aliada na Assembleia Legislativa (ALMG). Nos bastidores, a leitura dos deputados é que o Partido Novo está "se fechando em si". Os aliados de Zema também não gostaram de ver o chefe do Executivo estadual voltando atrás numa decisão tomada pelo próprio governo no que diz respeito ao reajuste da segurança pública. Nesta quarta-feira (11), Zema anunciou que iria vetar a recomposição para os anos de 2021 e 2022, que já havia sido acordada com a categoria.

Outro ponto que causou indignação entre os parlamentares, segundo informações de bastidores, foi o fato de as mudanças não terem sequer sido comunicadas à base de Zema na ALMG. Muitos deputados estão sabendo dos fatos pela imprensa. O sentimento, segundo relatos, é de que o governo de Zema está construindo muros entre seus próprios aliados e, com isso, caminhando para perder totalmente a governabilidade. 

Um dos sinais de insatisfação pôde ser visto na tarde desta quarta-feira. O líder do bloco de governo na ALMG, Gustavo Valadares, afirmou que o dia 11 de março seria "o início do fim". "11 de Março de 2020! Guardem esse dia! O início do fim... as oportunidades apareceram e ele não soube aproveitar. Ao invés de escancarar a porta a possíveis novos aliados ele está acabando de fechar a pequena fresta...será bem difícil ficar", disparou o parlamentar, sem dar mais detalhes.

Por meio de nota, Gustavo Valadares afirmou que o bloco governista marcou uma reunião para o início da próxima semana - provavelmente na terça-feira (17) - "para tratarmos, com o mesmo senso de realidade  e de compromisso, do caminho que iremos tomar em relação ao Bloco de Governo. Minas e os mineiros estão e sempre estarão em primeiro lugar", diz o comunicado.

Veja na íntegra a nota de Gustavo Valadares em nome do bloco governista:

É, novamente, com sentimento de  perplexidade que recebemos, mais uma vez, por meio da imprensa, a informação  de mudanças no Governo.  

Os deputados do Bloco, bem como os seus líderes, não foram convidados ao diálogo e não foram informados pelo governador sobre decisão desta quarta-feira (11/03/2020) de sancionar parcialmente o projeto de lei que permite a recomposição das perdas inflacionárias para os servidores da Segurança Pública. Projeto, aliás, de autoria do próprio governador e que contou, na sua aprovação, com o voto consciente e de confiança de 66 dos 77 deputados, respeitando o acordo feito pelo Governo.

Queremos deixar registrado, também, que em nenhum momento os deputados do Bloco que dão sustentação ao Governo Zema, na Assembleia de Minas Gerais, foram ouvidos ou informados pelo governador sobre a saída do secretário de Governo Bilac Pinto. O mesmo cenário ocorreu com o secretário de Governo à época, Custódio Mattos. 

O Bloco que, até o momento, dá sustentação ao governo Zema na Assembleia de Minas Gerais tem sido - apesar de todos os reveses praticados pelo próprio governo- leal, dedicado, responsável e aguerrido. Prova disso é a aprovação de 100% dos projetos de autoria do Executivo, mesmo com votos contrários de alguns integrantes do partido Novo. 

Por fim, a liderança do Bloco  informa que está marcado para o início da próxima semana  uma reunião com todos os seus membros para tratarmos, com o mesmo senso de realidade  e de compromisso, do caminho que iremos tomar em relação ao Bloco de Governo. Minas e os mineiros estão e sempre estarão em primeiro lugar.


Gustavo Valadares- Líder do Bloco de Governo/ Sou Minas Gerais

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!