Fiscalização

Deputada protocola pedido de abertura de CPI da Serra do Curral na ALMG

São necessárias as assinaturas de 26 parlamentares para que comissão seja instaurada

Por Pedro Augusto Figueiredo
Publicado em 02 de maio de 2022 | 16:21
 
 
 
normal

A deputada Ana Paula Siqueira (Rede) protocolou nesta segunda-feira (2) na Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) pedido de abertura de Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para investigar a concessão de licença ambiental para mineração na Serra do Curral pela empresa Tamisa.

No último sábado (30), o Conselho Estadual de Política Ambiental (Copam) aprovou, por oito votos a quatro, autorização para que a instale seu complexo industrial no local. O início da atividade mineradora vai depender de uma nova aprovação do conselho.

Segundo a deputada, o projeto prevê a retirada de 31 milhões de toneladas de minério de ferro ao longo dos próximos 13 anos em região que fica localizada entre os municípios de Belo Horizonte, Nova Lima e Sabará, e o desmatamento de mais de 41 hectares de vegetação nativa de Mata Atlântica.

Ana Paula Siqueira argumenta que a aprovação do empreendimento vai contra o Plano Diretor do município de Nova Lima, que proíbe a atividade de mineração na região, e ignora o processo de tombamento que já está em curso para proteger a Serra do Curral.

“O tombamento estadual que garantirá a integridade da Serra do Curral, altamente pressionada pela sanha mineradora e imobiliária, só não foi concluído até o momento por forte oposição do atual governo [de Minas], conforme consta em carta aberta, divulgada em março deste ano, pelos conselheiros estaduais do Patrimônio Cultural de Minas Gerais, integrantes do Conep”, argumenta a deputada.

“O que as planilhas não mostram é que estão em risco nascentes, biodiversidade, riquezas naturais únicas da nossa Serra do Curral, além da poluição sonora e o impacto no trânsito da região decorrentes da atividade mineradora realizada em três turnos diários, com consequências reais na vida de milhões de pessoas. Trata-se de dano irremediável ao meio ambiente e ao patrimônio paisagístico do estado”, continua a parlamentar.

Para que a CPI seja de fato criada são necessárias as assinaturas de 26 deputados estaduais. Segundo a assessoria de Ana Paula Siqueira, ela está no processo de recolher as assinaturas dos colegas.

A vereadora de Belo Horizonte, Duda Salabert (PDT), também está coletando assinaturas para a instalação de uma CPI, esta na Câmara Municipal, com o objetivo de investigar possíveis omissões da Prefeitura de Belo Horizonte em relação ao processo de licenciamento ambiental para mineração na Serra do Curral.

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!