Candidato à Prefeitura de Belo Horizonte pelo PCdoB, Wadson Ribeiro, propõe dar prioridade à atenção primária da população para que assim desafogue o sistema de saúde municipal. Para isso, ações como o programa “Saúde da Família” é o carro chefe da campanha. 

“Vamos priorizar a atenção primária, acho que essa é a questão fundamental. Se você tem um sistema de saúde que deixa os hospitais muito congestionados, isso é em função de um sistema que não tem funcionado na ponta, porque você precisa de uma atenção primária para prevenir as doenças. Queremos ampliar os núcleos de Saúde da Família, ampliando o número de agentes comunitários”, explica. 

Wadson Ribeiro criticou a morte de agentes de saúde durante a pandemia. “Muitos estavam trabalhando sem equipamentos de proteção e isso é muito ruim”, completa.

Além do resgate do programa Saúde da Família, o candidato pretende fazer outras intervenções como a construção de unidades básicas de saúde em locais onde não há assistência e reforma das existentes. “Vamos sanar essa precariedade de UBs (Unidade Básicas de Saúde) e reformar aquelas que estão em precariedade, fazendo com que o atendimento à população melhore”, esclarece.

Valorizar a carreira dos profissionais de saúde também é uma preocupação do candidato. Para Wadson Ribeiro, a ampliação do quadro de funcionários e a criação de especialidades ajudam a diminuir o tempo de espera da população. “Valorizar o médico, dando condições de trabalho, medicamentos e demais necessidades, isso ajuda a desafogar a fila de espera, principalmente com médicos especializados. Isso que defendemos para Belo Horizonte”, pontua. 

O candidato finaliza destacando que a medicina preventiva, boa gestão e atenção primária são “ os pilares para uma boa saúde em Belo Horizonte”, completa.