Jair Bolsonaro (PL) conversou, por meio de chamada de vídeo, com o presidente eleito da Argentina, Javier Milei, na manhã desta segunda-feira (20). Na ocasião, o ex-presidente do Brasil confirmou que irá à posse do aliado argentino, em 10 de dezembro, em Buenos Aires. Um fez campanha para o outro em 2022 e 2023.
Durante a conversa, Bolsonaro brincou com Milei: “Estou quase torcendo para a Argentina na terça-feira”. Ele se referiu ao jogo entre Brasil e Argentina, válido pelas eliminatórias da Copa do Mundo de 2026, e que vai acontecer no Maracanã, na terça-feira (21).
“Recebi agora telefonema de Javier Milei, onde o cumprimentei pela vitória, bem como fui convidado para sua posse. Hoje a Argentina representa muito para todos aqueles que amam a democracia e respiram liberdade”, escreveu o ex-presidente nas suas redes sociais, em que divulgou o vídeo da conversa entre ambos.
O deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL-SP) também participou da videoconferência. Milei estava em Buenos Aires, enquanto Bolsonaro estava na sede do PL, em Brasília, e Eduardo na Europa. Eduardo também confirmou presença na posse de Milei.
No primeiro turno da eleição presidencial argentina, Eduardo Bolsonaro liderou uma comitiva de parlamentares brasileiros ao país vizinho para pedir votos a Milei. Tanto ele quanto o pai se manifestaram publicamente logo após a vitória de Milei, no domingo (19).
Lula não irá à posse e deve enviar diplomata
Já o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) não deve comparecer ao evento de posse de Milei e deve enviar um representante do Itamaraty, que ainda não foi definido. O PT e outros partidos de esquerda declararam apoio a Massa na disputa argentina.
Na noite de domingo, Lula parabenizou o novo governo argentino, mas não citou nominalmente Milei. Por outro lado, o petista reiterou a disposição do Brasil em trabalhar junto com a Argentina.
“A democracia é a voz do povo, e ela deve ser sempre respeitada. Meus parabéns às instituições argentinas pela condução do processo eleitoral e ao povo argentino que participou da jornada eleitoral de forma ordeira e pacífica. Desejo boa sorte e êxito ao novo governo. A Argentina é um grande país e merece todo o nosso respeito. O Brasil estará à disposição para trabalhar junto com nossos irmãos argentinos”, escreveu Lula no X, antigo Twitter.