Violência

Gabriel Luiz, jornalista da TV Globo, é esfaqueado em Brasília

Repórter, de 28 anos, foi abordado por dois homens na noite de quinta-feira (15), perto da casa dele, no Sudoeste, região nobre da capital. Ele foi atingido por diversos golpes e internado em estado grave, mas estável

Por Renato Alves
Publicado em 15 de abril de 2022 | 08:36
 
 
 
normal

O jornalista Gabriel Luiz, de 28 anos, repórter da TV Globo em Brasília, foi esfaqueado na noite de quinta-feira (15), no estacionamento perto da casa dele no Sudoeste, bairro nobre do Distrito Federal. 

Ele foi atingido por diversos golpes e precisou ser internado em estado grave no Hospital de Base do DF. Gabriel passou por cirurgias e foi transferido para o Hospital Brasília, no Lago Sul. Ele já acordou e está com a família. Seu estado de saúde é considerado ainda delicado, mas estável.

Na tarde desta sexta-feira (15), um adolescente foi apreendido, suspeito de participar do ataque. Outro homem, maior de idade, foi detido na noite desta sexta. Nenhum objeto pessoal dele foi levado pelos bandidos. A carteira estava com ele e o celular foi depois também encontrado no local. Por isso, a polícia não descarta que ele possa ter sido vítima de tentativa de homicídio e não um latrocínio.

Gabriel é autor de diversas matérias que denunciam o mau uso do dinheiro público na administração do governo do Distrito Federal. Esta semana, foi ao ar reportagem em que denunciou irregularidades no funcionamento de um clube de tiros em Brazlândia, cidade satélite do Distrito Federal. O Exército fechou o clube no dia seguinte.

Câmeras de segurança registraram a aproximação dos suspeitos. As imagens mostram, primeiro, o jornalista passando pelo local. Um suspeito aparece logo em seguida e outro, atrás. Mais à frente, a dupla atacou Gabriel. Em seguida, os dois saíram correndo em fuga.

Gabriel foi atingido no pescoço, no abdômen, no tórax e na perna. Ele foi socorrido após pedir ajuda a vizinhos e deu entrada no hospital consciente.

Políticos cobraram investigação célere do atentado, assim como entidades que representam a imprensa. O ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal (STF) se disse indignado com a notícia.

O TEMPO agora está em Brasília. Acesse a capa especial da capital federal para acompanhar as notícias dos Três Poderes.

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!