BRASÍLIA - Órgãos de segurança registraram 2.618 crimes eleitorais e 515 prisões, sendo 22 de candidatos, no primeiro turno das eleições realizado neste domingo (6) em mais de 5,5 mil cidades do país. Os dados constam em boletim parcial que têm informações geradas até às 19h30 pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública.  

Foram 1.057 registros de boca de urna e 423 de compra de votos ou corrupção eleitoral. O balanço conta com 309 casos de propaganda eleitoral irregular, 203 de violação ou tentativa de violação do sigilo do voto e 64 de desobediência a ordens da Justiça Eleitoral.  

Mais de R$ 520 mil foram apreendidos e houve, ainda, o confisco de 47 veículos identificados como de uso para transporte irregular de eleitores. A operação de segurança também apreendeu 28 armas de fogo neste domingo. 

As informações foram compiladas pelo Centro Integrado de Comando e Controle Nacional, com sede em Brasília (DF), que conta com a integração de órgãos de segurança sob a coordenação do Ministério da Justiça. As equipes integrantes são da Polícia Federal (PF), Polícia Rodoviária Federal (PRF) e da Força Nacional de Segurança Pública, além de autoridades de órgãos estaduais.

A expectativa é que o balanço com os dados finais seja divulgado somente nesta segunda-feira (7), quando o preenchimento dos dados no sistema deve ser finalizado por todos os órgãos estaduais.