BRASÍLIA - A ministra da Secretaria de Relações Institucionais, Gleisi Hoffmann, criticou a postura do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, que nesta segunda-feira (7) saiu em defesa do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). Na avaliação de Gleisi, "Trump está muito equivocado se pensa que pode interferir no processo judicial brasileiro”.
“O tempo em que o Brasil foi subserviente aos EUA foi o tempo de Bolsonaro, que batia continência para sua bandeira e não defendia os interesses nacionais. Hoje ele responde pelos crimes que cometeu contra a democracia e o processo eleitoral no Brasil”, disse, em referência à ação sobre a suposta trama golpista.
A chefe da articulação política do governo Lula frisou que “não se pode falar em perseguição quando um país soberano cumpre o devido processo legal no estado democrático de direito, que Bolsonaro e seus golpistas tentaram destruir”. “O presidente dos EUA deveria cuidar de seus próprios problemas, que não são poucos, e respeitar a soberania do Brasil e de nosso Judiciário”, completou.
Donald Trump está muito equivocado se pensa que pode interferir no processo judicial brasileiro. O tempo em que o Brasil foi subserviente aos EUA foi o tempo de Bolsonaro, que batia continência para sua bandeira e não defendia os interesses nacionais. Hoje ele responde pelos…
— Gleisi Hoffmann (@gleisi) July 7, 2025
Mais cedo, Trump declarou que Bolsonaro “não é culpado de nada” e sofre uma “caça às bruxas” e acrescentou que o único julgamento que o ex-presidente deveria passar era pelos eleitores. “DEIXE BOLSONARO EM PAZ!”, escreveu, em caixa alta.
Para o líder dos EUA, o Brasil faz uma “coisa terrível” no tratamento a Bolsonaro. Trump disse estar assistindo, “assim como o mundo, como eles não fizeram nada além de ir atrás dele, dia após dia, noite após noite, mês após mês, ano após ano!”.
“Ele não é culpado de nada, exceto por ter lutado pelo POVO. Eu conheci Jair Bolsonaro, e ele foi um líder forte, que realmente amava seu país — também, um negociador muito duro em COMÉRCIO. Sua eleição foi muito apertada e agora, ele está liderando nas pesquisas. Isso não é nada mais, nada menos, do que um ataque a um oponente político — algo que eu sei muito sobre!”, declarou.
Trump se comparou à situação, disse que sofreu ataque semelhante, mas ampliado por 10, e agora os EUA são o “país é o ‘MAIS QUENTE’ do mundo!”.
“O Grande Povo do Brasil não vai tolerar o que eles estão fazendo com seu ex-presidente. Estarei assistindo à CAÇA ÀS BRUXAS de Jair Bolsonaro, sua família e milhares de seus apoiadores, muito de perto. O único julgamento que deveria estar acontecendo é um julgamento pelos eleitores do Brasil — chama-se eleição. DEIXE BOLSONARO EM PAZ!”, finalizou.
Jair Bolsonaro é réu no Supremo Tribunal Federal (STF) por suposta tentativa de golpe de Estado para continuar no poder depois de ter perdido as eleições em 2022. De acordo com a Procuradoria-Geral da República (PGR), o ex-presidente liderou uma organização criminosa, composta também por seus aliados políticos.