BRASÍLIA. O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), fez uma crítica aos economistas nesta terça-feira (11). O petista participou da cerimônia de premiação da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (Obmep), no Rio de Janeiro.


“Eu tinha vontade maluca de ser economista. Eu nem sabia o que era, mas queria ser economista. Porque eu via na televisão, eles falavam bonito, sabia de tudo. Porque economista quando é oposição, tem solução pra tudo, quando chega no governo, esquece as soluções que tinha antes”, afirmou o presidente Lula.


A declaração de Lula ocorre em dia de derrota para o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, em que o presidente do Congresso Nacional, senador Rodrigo Pacheco (PSD-MG), anunciou a devolução, ou seja, a rejeição de ofício, da proposta do governo para compensar a desoneração da folha salarial de 17 setores da economia e prefeituras até o fim do ano.


Ao abrir a sessão de votações do Senado, Pacheco argumentou que a MP afeta alguns princípios constitucionais em relação a regras tributárias, como o da “anterioridade”, que estabelece que novas legislações devem cumprir uma "noventena".


Como chefe do Poder Legislativo, cabe ao presidente do Congresso devolver uma Medida Provisória ao governo caso julgue que ela seja inconstitucional ou não atenda aos pré-requisitos de urgência.


Desde que foi enviada pelo Palácio do Planalto, na semana passada, a MP da compensação sofreu alta rejeição por parte dos parlamentares e dos setores afetados, como indústria, agronegócio, comércio e transportes, que pediram a devolução imediata da medida. A avaliação é que as empresas enfrentariam um ônus pesado caso a matéria continuasse em vigor.


Nesta terça-feira, presidentes de entidades como a Confederação Nacional da Indústria (CNI) realizaram um périplo por Brasília, buscando a devolução da MP, com reuniões com o presidente Lula, o ministro da Fazenda, e o presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL).


Agora, o governo federal precisa encontrar outra maneira de compensar a perda de arrecadação com a desoneração, que reduz o pagamento de tributos previdenciários por empresas dos 17 setores que mais empregam na economia e pelas prefeituras.


No evento, 650 estudantes receberam medalhas de ouro na competição. Lula também assinou um decreto instituindo o programa Mais Ciência na Escola, com o objetivo de estimular o uso de tecnologias digitais e experiências científicas nas escolas de educação básica.