BRASÍLIA - O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, declarou que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) pode ligar para ele "a qualquer momento" para discutir o tarifaço, que começará a valer em 6 de agosto e sobretaxará os produtos brasileiros exportados para os norte-americanos.

Trump disse ainda, na chegada à Casa Branca nesta sexta-feira (1º/8), que "ama o povo brasileiro" e se dispôs a conversar com Lula. A informação é da GloboNews.

A declaração do presidente norte-americano pode alterar a direção das negociações entre Brasil e Estados Unidos. A indicação até então era que Trump não estaria disposto a abrir um canal de diálogo com Lula para tratar sobre o tarifaço. 

Na última terça-feira (29/7), a ministra das Relações Institucionais, Gleisi Hoffmann, declarou que ainda não havia condições de uma ligação entre os presidentes. A situação aparentemente mudou, e reforça uma pressão que já existia, principalmente por parte dos senadores que cumpriram missão oficial nos Estados Unidos, para Lula telefonar para Trump. 

O tarifaço aplicado por Trump aos produtos brasileiros remetidos aos Estados Unidos é mais brando do que o inicialmente esperado pela equipe econômica de Lula.

Uma lista com quase 700 exceções foi publicada pelo governo norte-americano na quarta-feira (30/7), poupando itens da sobretaxação, entre eles o suco de laranja e as peças e aeronaves fabricadas pela Embraer. Carnes, café e pescado ainda constam no rol dos produtos que sofrerão com as taxas de 50%, e o governo brasileiro ainda quer negociá-las.