O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), recebeu na tarde desta segunda-feira (17) o ministro de Negócios Estrangeiros da Rússia, Sergey Lavrov, no Palácio da Alvorada. O encontro ocorreu após o russo ter agenda oficial com o chanceler Mauro Vieira, no Itamaraty.
A agenda não foi divulgada pelo Palácio do Planalto. Lavrov chegou ao Alvorada às 17h acompanhado de uma escolta da Polícia Federal (PF). Saiu às 18h30 sem falar com a imprensa.
Entre os assuntos tratados pelos dois, estiveram o reforço das relações bilaterais, comércio, investimentos, energia e a guerra na Ucrânia.
Mais cedo, Lavrov afirmou que a Rússia e o Brasil tem “visões únicas em relação aos acontecimentos” no mundo e convidou Lula e Vieira para uma visita à Rússia.
O encontro entre o brasileiro e o russo acontece após Lula acusar os Estados Unidos e a Europa de prolongarem a guerra na Ucrânia. O mandatário também afirmou que a responsabilidade do conflito é tanto dos ucranianos quanto dos russos. A declaração ocorreu durante o domingo (16), em Abu Dhabi.
Também nesta segunda-feira (17), o chefe de comunicação do Conselho de Segurança Nacional da Casa Branca, John Kirby, classificou como “profundamente problemáticas” as declarações de Lula sobre a guerra na Ucrânia. Segundo ele, o “Brasil está repetindo a propaganda da Rússia sem olhar para os fatos”.
O TEMPO agora está em Brasília. Acesse a capa especial da capital federal para acompanhar as notícias dos Três Poderes.