COMITIVA

Após polêmica do vídeo da dancinha na Índia, Janja chega ao RS no lugar de Lula

Primeira-dama visita áreas atingidas por inundações no Rio Grande do Sul com comitiva de ministros de Lula; petista não viajou

Por O TEMPO Brasília
Publicado em 28 de setembro de 2023 | 10:29
 
 
 
normal

A primeira-dama Rosângela da Silva, a Janja, postou nas redes sociais vídeo fazendo sobrevoo na cidade de Porto Alegre (RS) nesta quinta-feira (28). Ela chegou ao Rio Grande do Sul acompanhada de uma comitiva de ministros do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. A região sofre há dias com catástrofe decorrente da passagem de um ciclone extratropical de grande intensidade pelo estado. 

 

A viagem de Janja chegou a ser anunciada pelo ministro da Secretaria Geral de Comunicação Social da Presidência da República (Secom), Paulo Pimenta, na última quarta-feira (27) pelas redes sociais.  

Integram a comitiva protagonizada por Janja:  Paulo Pimenta (Secom); Waldez Góes (Integração e do Desenvolvimento Regional); Paulo Teixeira (Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar); Wellington Dias (Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome do Brasil).  

No lugar de Lula

Janja está na região representando Lula. O petista não foi a região Sul do Brasil e continua despachando de Brasília, onde tem poupado esforços às vésperas de fazer cirurgia no quadril para colocar uma prótese na próxima sexta-feira (28).  

Ainda na última quinta-feira (28), ele recebeu no Palácio do Planalto o governador do Rio Grande do Sul para discutir medidas para o Estado. Após o encontro, Eduardo Leite (PSDB) minimizou a ausência o presidente da República.  

"Importante é [o governo federal] trabalhar junto conosco pela reconstrução. Não tratamos sobre esse assunto [ausência de Lula no RS]. Tratamos sobre medidas, e as medidas estão sendo tomadas. O presidente vai fazer uma cirurgia agora, então não vou cobrar presença dele", pontuou.  

No início do mês, Lula foi criticado por parlamentares da oposição por não ter visitado o Rio Grande do Sul diante dos efeitos do ciclone extratropical que devastou várias cidades gaúchas. O petista escalou o vice Geraldo Alckmin (PSB), enquanto embarcava para a Índia para participar da Cúpula do G20. De volta ao Brasil, dias depois, Lula também não colocou nos planos o Estado, e manteve agenda para Cuba e Estados Unidos após despachos em Brasília.  

 

Likes e opinião pública 

A visita da Primeira-Dama ao Rio Grande do Sul pode mudar a opinião pública face as críticas que recebeu ainda durante a viagem à Índia, quando ainda acompanhava Lula. Ela chegou ao país asiático e postou uma foto das redes sociais fazendo uma dancinha, mas apagou depois após ser criticada por alienação diante da tragédia vivida pelos gaúchos. 

A socióloga, de 57 anos, tem sido figura frequente nas viagens internacionais ao lado do presidente Lula, inclusive, angariando agenda própria. Em Nova York, nos Estados Unidos, se reuniu com lideranças femininas internacionais e pontuou que deseja ressignificar o papel da primeira-dama.  

O protagonismo de Janja tem gerado incômodos de aliados de primeira linha do presidente Lula. Com um gabinete reservado no Palácio do Planalto, ela tem recebido autoridades, inclusive, ministros de Estado. E é acusada de dar opinião em agendas políticas e de influenciar o mandatário brasileiro.  

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!