A imprensa portuguesa e associações de brasileiros que vivem no país europeu tratam como polêmico o convite para que o ministro da saúde brasileiro Marcelo Queiroga dê uma palestra no país no próximo dia 26. O próprio ministro escolheu o tema do painel na Universidade de Lisboa: o combate à Covid-19. Há, inclusive, protestos sendo organizados, em razão das críticas ao trabalho de Queiroga e do governo brasileiro durante a pandemia.

O "Jornal de Notícias", um dos mais importantes de Portugal, traz a notícia com a seguinte manchete: "Ministro brasileiro acusado de crimes na pandemia ordador na Universidade de Lisboa".

No texto, o jornal português lembra que Queiroga "é um dos visados pela investigação da CPI que, ao longo dos últimos meses, avaliou falhas e omissões do governo brasileiro na gestão da pandemia". E lembra que o relatório final pede seu indiciamento por dois crimes: "prevaricação e epidemia com resultado final".

Outro grande veículo do país, o "Público" afirma que uma organização de brasileiros no país está indignada com o convite de Queiroga para a conferência e lembra que a decisão se deu num momento em que é pedido "seu indiciamento pela prática de crimes". O jornal afirma que o coletivo "Andorinha", que representa brasileiros em Portugal, questionou a decisão da Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa (FMUL) e enfatizou que ela causou "estarrecimento". Há, inclusive, grupos articulando protestos contra a presença de Queiroga.

Em resposta às críticas, o diretor da FMUL, professor Fausto Pinto, justificou que o convite se deu "no âmbito acadêmico, a um médico cardiologista, ministro da Saúde de um país amigo".

"Vem visitar a nossa Faculdade, pelo que foi convidado, como acadêmico, a proferir uma conferência, tendo escolhido o tema que entendeu. A Universidade será sempre um espaço aberto, sem tabus ou preconceitos", diz o comunicado da universidade.

A viagem

Autorizada pelo presidente Jair Bolsonaro (sem partido) e publicada no Diário Oficial da União no último dia 21, a viagem de Marcelo Queiroga à Europa também tem outros destinos. Além da palestra em Lisboa, o ministro da Saúde também vai ao Reino Unido. Por lá, visitará as cidades de Oxford, Cambridge e Londres, onde será recebido em institutos de pesquisa e participará de reuniões entre os dias 25 e 30 de outubro.