Governo

Delegados da PF se reúnem nesta terça para discutir mobilização

Servidores estão insatisfeitos com reajuste linear de 5% em vez de reestruturação da carreira prometida por Bolsonaro

Por O TEMPO Brasília
Publicado em 17 de abril de 2022 | 17:11
 
 
 
normal

Após o governo federal recuar de um acordo com a categoria e determinar um reajuste linear de 5%, em vez da reestruturação da carreira inicialmente prometida, delegados da Polícia Federal vão se reunir na próxima terça-feira (19) para discutir uma mobilização.

Na última quinta-feira, a Associação Nacional dos Delegados da Polícia Federal (ADPF) declarou haver "indignação" da categoria.

"A Polícia Federal e os policiais federais precisam ser valorizados e a segurança pública tratada efetivamente como prioridade e não objeto de discursos vazios ou um slogan de campanha. Os delegados federais não aceitarão calados esse desrespeito", disse a entidade, em nota.

Com isso, a ADPF marcou uma assembleia geral extraordinária para terça-feira (19), à 19h, "para discutir e deliberar sobre as medidas a serem tomadas diante do possível não cumprimento do compromisso firmado com a reestruturação e valorização das carreiras policiais".

O presidente Jair Bolsonaro chegou a garantir que haveria reajuste e reestruturação das carreiras policiais. Contudo, com a mobilização de outras categorias, acabou recuando. Embora tenha deixado reservado recurso no orçamento para atender aos policiais, o governo acabou optando por anunciar um reajuste linear de 5% a todas as categorias. Além dos delegados, também os agentes e peritos estão insatisfeitos.

Além de gerar revolta entre as carreiras policiais, o reajuste também não deixou as demais categorias satisfeitas. Com isso, grupos que estavam em greve, como os funcionários do Banco Central, mantiveram a paralisação, e outras carreiras passaram a cogitar a hipótese de também intensificar as mobilizações.

O TEMPO agora está em Brasília. Acesse a capa especial da capital federal para acompanhar as notícias dos Três Poderes.

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!