Ligado ao MST

Edegar Pretto assume presidência da Conab e defende estocagem de alimentos

Anúncio do novo presidente da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) foi feito pelo ministro Paulo Teixeira

Por Gabriela Oliva
Publicado em 06 de janeiro de 2023 | 15:08
 
 
 
normal

Edegar Pretto foi anunciado, na tarde desta sexta-feira (6), como o novo presidente da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab). O seu nome foi informado pelo ministro do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar, Paulo Teixeira (PT-SP), durante coletiva de imprensa no Ministério da Economia, em Brasília, no Distrito Federal.

Uma entrevista coletiva foi marcada para às 14h, mas só começou por volta das 15h para a apresentação de Pretto. O anúncio ocorreu após a primeira reunião ministerial da nova gestão Lula (PT).

A presença de Teixeira embasa a transferência da Conab para o Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar. Anteriormente, ela era vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa). Essa medida ocorreu após conflito Teixeira e o ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro.

"Nós entramos em um dialogo para que pudesse ser uma empresa que o ministério da Agricultura tenha grande incidência sobre ela. Chegamos a um bom termo e vamos fazer um trabalho conjunto nesta empresa. Estamos bem em relação a isso", declarou Teixeira

Já Pretto defendeu a retomada dos estoques públicos de alimentos para estimular a produção agrícola e garantir estratégias no combate à fome. "Formaremos estoque público para estimular a produção de alimentos e também estabilizar o preço final da comida para o povo brasileiro”, disse. Ele também reforçou compromisso com a agricultura familiar.

Anunciado como presidente da companhia, que é responsável por fornecer dados para embasar as políticas de abastecimento do país, Pretto é deputado estadual pelo Rio Grande do Sul e também foi candidato ao governo do RS nas últimas eleições.

Ele também é aliado do MST (Movimento dos Sem Terra). O pai de Pretto, o ex-deputado Adão Pretto (morto em 2009) foi um dos fundadores do movimento. A indicação do gaúcho ao cargo ocorreu depois de forte interlocução na sigla, com papel importante da  presidente do PT, Gleisi Hoffmann.

O TEMPO agora está em Brasília. Acesse a capa especial da capital federal para acompanhar as notícias dos Três Poderes.

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!