Na véspera da celebração dos 75 anos da Declaração Universal dos Direitos Humanos, o ministro dos Direitos Humanos, Silvio Almeida, fez um pronunciamento transmitido em cadeia nacional de rádio e televisão. 

Em sua fala, o ministro fez um apelo à empatia: "Sabe quando a gente olha alguém que está sofrendo, passando por alguma humilhação ou privação, e sente um incômodo, uma angústia? O nome disso é empatia. Eu diria que aí que está a essência dos direitos humanos: a capacidade de se importar e de querer cuidar das pessoas", declarou.

No seu discurso, Silvio mencionou o compromisso com a proteção de diversos grupos vulneráveis, destacando a preocupação com a segurança e bem-estar de crianças, adolescentes, pessoas com deficiência e também da população em situação de rua.

O ministro também citou às várias questões enfrentadas por diferentes grupos sociais, incluindo pessoas encarceradas, integrantes da comunidade LGBTQIAPN+ e as vítimas de violência religiosa

Além disso, Silvio Almeida também citou as iniciativas e políticas sociais em prol dos direitos humanos implementadas pelo governo federal ao longo do último ano. "Em menos de um ano de governo do Presidente Lula, construímos políticas  para fazer a diferença na vida de gente que é muitas vezes esquecida".