POLÍTICA EXTERNA

Em reunião com Macron, Lula cobra agilidade no acordo Mercosul-UE

Presidente brasileiro reforçou posição contrária a possíveis sanções dos europeus e espera visita de Macron em 2024

Por Levy Guimarães
Publicado em 10 de setembro de 2023 | 12:55
 
 
 
normal

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) se encontrou com o presidente da França, Emmanuel Macron, após o encerramento da cúpula do G20, neste domingo (10), em Nova Délhi, na Índia;

Na reunião bilateral, o brasileiro afirmou que o Mercosul “está pronto para concluir o acordo” com a União Europeia (UE) o mais rápido possível e que “espera uma postura clara dos europeus”.

Negociado entre os dois blocos desde 2001, o acordo está em fase de conclusão, mas segue travado por resistência dos sul-americanos à possibilidade de os europeus imporem sanções a produtos agrícolas provenientes de áreas desmatadas.

Lula enfatizou que o Mercosul “não aceita” posturas como a carta em que a União Europeia faz as exigências. Em junho, quando também esteve com Macron na Itália, ele classificou como "inaceitáveis" os termos adicionais propostos pela UE.

O presidente brasileiro também diz que “não faz mais sentido, após 22 anos de tratativas entre os negociadores, seguir numa perspectiva de protelar consensos”. 

Outro ponto considerado polêmico do qual Lula afirma não abrir mão são as compras governamentais, consideradas pelo governo uma “ferramenta essencial para a reindustrialização do país”.

No mesmo encontro, Lula reforçou o convite a Macron para que faça sua primeira visita oficial ao Brasil e ouviu do europeu que há previsão de que essa oportunidade ocorra no primeiro semestre de 2024.

Nas redes sociais, Lula relata que também tratou com o líder francês sobre a questão ambiental, já que a Guiana Francesa pertence à França e contempla parte da extensão da Floresta Amazônica, além de projetos na área de defesa.

Lula retorna ao Brasil nesta segunda-feira (10). A partir de dezembro, o país irá assumir, por um ano, a presidência do G20, o grupo que reúne as vinte maiores economias do mundo.

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!