O ex-senador e ex-governador Jorge Viana comemorou a decisão do Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF-1) que o devolveu ao cargo de presidente da Agência Brasileira de Promoção de Exportação e Investimentos (ApexBrasil). A decisão do desembargador Marcos Augusto de Souza derruba ordem da juíza federal substituta Diana Wanderlei, da Justiça Federal do Distrito Federal, que havia removido Jorge Viana do cargo em razão de ele não ter inglês fluente. Saber a língua era um dos requisitos para ocupar o cargo até uma alteração no estatuto promovida pela atual direção da entidade.

Em nota publicada nas redes sociais da Apex, Viana disse que a Justiça restabeleceu a legalidade de sua missão.

"Aos coelgas da ApexBrasil, acabo de ser informado pelo advogado geral da União, Jorge Messias, da decisaõ do presidente do Tribunal Regional da 1ª Região, derrubando a liminar que suspendia minha posse à frente da ApexBrasil. A Justiça restabeleceu a legalidade de minha missão dada em confiança pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Vamos seguir trabalhando juntos, com muito empenho e dedicação, na busca de recolocar o Brasil em sua merecida posição no mundo", disse ele.

A retirada de Jorge Viana do comando da Apex dada em decisão na primeira instância havia sido pedida pelo senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ).

O TEMPO agora está em Brasília. Acesse a capa especial da capital federal para acompanhar as notícias dos Três Poderes.