Política externa

Líder da Comissão Europeia espera fim de divergências para acordo com Mercosul

Von der Leyen saudou “o ressurgimento do Brasil como ator importante no cenário global, o que, segundo ela, está “dando impulso positivo à parceria estratégica

Por O Tempo Brasília
Publicado em 17 de julho de 2023 | 08:34
 
 
 

A presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, disse nesta segunda-feira (17) esperar que a União Europeia (UE) e o Mercosul superem divergências o quanto antes e consigam fechar um acordo comercial. Ela deu a declaração ao lado do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), em Bruxelas, capital da Bélgica.

“A nossa ambição é resolver as diferenças remanescentes o mais rapidamente possível, para que possamos concluir esse acordo”, disse Von der Leyen, ao discursar em Bruxelas, acrescentando que a UE deseja ter uma parceria com o Mercosul “em que ambas as partes se beneficiem”.

Von der Leyen também saudou “o ressurgimento do Brasil como ator importante no cenário global”, o que, segundo ela, está “dando impulso positivo à parceria estratégica” entre UE e Mercosul. Ela disse ainda que a UE planeja investir fortemente na América Latina e no Caribe. “E investiremos de uma maneira que beneficie as comunidades locais e crie bons empregos.”

Lula desembarcou domingo (16) em Bruxelas para participar da terceira reunião de cúpula entre a Comunidade dos Estados Latino-Americanos e Caribenhos (Celac) e a União Europeia, que acontece oficialmente nesta segunda e na terça-feira (18). Ele deve retornar ao Brasil na quarta-feira (19).

O acordo Mercosul-UE saiu da pauta da reunião de cúpula após divergências entre os dois blocos, sobretudo depois de os europeus terem enviado um documento chamado “side letter” em que pedem mais compromissos ambientais da região. O Brasil já elaborou sua resposta, que agora circula entre os parceiros do Mercosul e ainda não foi enviada ao bloco europeu.

Lula tem série de reuniões bilaterais com líderes europeus

O encontro em Bruxelas, o primeiro entre os dois blocos desde 2015, vai tratar de diversos temas de interesse internacional. São esperados representantes de 60 países das duas comunidades. Em paralelo, o presidente brasileiro terá diversos outros compromissos oficiais com lideranças estrangeiras.

O governo brasileiro recebeu diversos pedidos para encontros bilaterais. O presidente Lula terá uma reunião com os chefes de Estado e governo da Bélgica, o rei Filipe e o primeiro-ministro Alexander de Croo. Também estão previstos encontros com o chefe de governo da Áustria, Karl Nehammer, com o primeiro-ministro da Suécia, Ulf Kristenssen, e com a primeira-ministra de Barbados, Mia Mottley.

Estão confirmadas, ainda, reuniões com a presidenta da Comissão Europeia, Ursula van der Leyen, com o presidente do Conselho Europeu, Charles Michel, e com a presidenta do Parlamento Europeu, Roberta Metsola.

Fome, mudanças climáticas e economia estão na pauta

Entre os principais temas que serão abordados na cúpula estão o combate à fome, os desafios ambientais, a reforma do sistema financeiro internacional, o combate às mudanças climáticas, a transição energética, o enfrentamento ao crime organizado transnacional e o desenvolvimento sustentável nas dimensões econômica, social e ambiental.

Na manhã de segunda, Lula participará da abertura do Fórum Empresarial Cecac-União Europeia e, à tarde, da sessão de abertura da cúpula dos dois blocos. Na terça, está previsto um café da manhã com líderes progressistas latino-americanos e europeus e, mais tarde, a plenária da cúpula, junto com um almoço de trabalho dos participantes. Também está prevista na terça uma entrevista coletiva à imprensa de Lula. E, no fim da tarde, ele deve embarcar no voo de volta ao Brasil. (Com Estadão Conteúdo)

O TEMPO agora está em Brasília. Acesse a capa especial da capital federal para acompanhar as notícias dos Três Poderes.

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!