Temporal

Lula embarca com comitiva para o RS para conferir estragos e anunciar ajuda

Lula e ministros embarcaram na manhã desta quinta-feira (2) para o Rio Grande do Sul. Eles devem passar o dia no Estado, que sofre com temporais desde segunda-feira (29)

Por Renato Alves
Publicado em 02 de maio de 2024 | 08:13
 
 
 
normal

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) embarcou com uma comitiva de ministros na manhã desta quinta-feira (2) para o Rio Grande do Sul. Ele deve passar o dia no Estado, que sofre com temporais desde segunda-feira (29).

Pela programação divulgada pelo Palácio do Planalto, Lula desembarca na Base Aérea de Santa Maria (RS) às 9h45. Ele fará um sobrevoo por áreas afetadas pelas chuvas. De volta à base, ele se reunirá com o governador Eduardo Leite (PSDB).

Devem acompanhar o presidente os ministros Paulo Pimenta (Comunicação), Rui Costa (Casa Civil), Waldez Góes (Desenvolvimento Regional e Integração) e Renan Filho (Transportes), além do comandante do Exército, general Tomás Paiva.

Até  a manhã desta quinta-feira, este era o balanço da Defesa Civil estadual sobre as consequências do temporal no Rio Grande do Sul:

  • 13 mortes
  • 21 desaparecidos
  • 8,3 mil desalojados ou desabrigados 
  • 134 municípios afetados

Lula anunciou na noite de quarta-feira (1º) a ida ao Rio Grande do Sul. “Eu estou pensando em ir amanhã ao Rio Grande do Sul para que a gente possa ajudar de forma efetiva a diminuir o sofrimento desse povo”, disse o presidente em telefonema Leite, divulgado nas redes sociais de Lula. 

A prioridade é o resgate de famílias ilhadas. Na conversa, Lula disse que oito helicópteros das Forças Armadas estão prontos para apoiar ações de resgate, porém não conseguem decolar em razão do tempo no estado. “Os helicópteros já estão preparados para ir ao Rio Grande do Sul assim que o teto permitir”, disse. 

O presidente garantiu ainda o envio de mais homens para ajudar a população. De acordo com o Ministério da Defesa, 335 militares participam das ações de apoio à população gaúcha atingida pelas fortes chuvas, no resgate de pessoas ilhadas, na distribuição de água, alimentos e donativos, na recuperação de infraestrutura danificada, na montagem de barracas para  desabrigados e fornecimento de colchões. Foram disponibilizados também 12 embarcações, cinco helicópteros e 43 viaturas.

Leite usou rede social para pedir ajuda a Lula

Na terça-feira (30), Eduardo Leite, usou as redes sociais para apelar ao governo federal por ajuda para resgatar vítimas das fortes chuvas que castigam o Estado, Lula telefonou para o chefe do Executivo gaúcho e se colocou à disposição. 

Na noite de terça-feira, dois helicópteros da Força Aérea Brasileira (FAB) foram deslocados para sobrevoar a região de Santa Cruz do Sul, Sinimbu e Candelária em busca de pessoas ilhadas. Quem estiver em situação de risco de vida e verificar a aeronave, deve sinalizar com a lanterna do celular ou outro equipamento luminoso.

Troca de mensagens e telefonemas

“Presidente Lula, por favor envie IMEDIATAMENTE todo o apoio aéreo possível para o RS. Precisamos resgatar JÁ centenas de pessoas em dezenas de municípios que estão em situação de emergência pelas chuvas intensas já ocorridas e que vão continuar nos próximos dias", escreveu Leite em seu perfil no X (antigo Twitter). 

Além de Lula, após a publicação, Leite conversou com os ministros da Defesa, do Desenvolvimento Regional, da Secretaria de Comunicação, além do vice-presidente, Geraldo Alckmin.

"(...) Coloquei o governo federal à disposição do Rio Grande do Sul que novamente sofre com as fortes chuvas. Falei com os ministérios da Integração, da Defesa e com o ministro Paulo Pimenta, no que for necessário (...)", escreveu Lula, também no X, 30 minutos após a publicação do governador.

“Falei agora por telefone com o presidente Lula, que assegurou o apoio do governo federal. Tenho certeza que poderemos contar com essa união de esforços para o resgate da população afetada, que é a nossa prioridade absoluta neste momento”, escreveu Leite.

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!